04 abril 2017

"os disparates que disse ontem"

Coisas da vida no facebook: por causa de haver quem afirmasse que nunca mais lia o Rentes de Carvalho depois de ele ter dito que ia oferecer ao Geert Wilders o seu voto como protesto, decidi escrever alguns livrinhos, para ter alguma leitura quando deixasse de ler todos os outros devido a discordâncias pontuais. O problema é que entretanto andei a ler posts antigos neste blogue, e confesso que vi por lá coisas que, se fosse minha amiga de facebook, já era caso para me desamigar - e deixar de ler os respectivos livros, claro.

Isto está mau. Se me perguntassem agora mesmo quem queria levar para um ilha deserta, segundo uma lógica facebookiana tinha de responder que nem sequer a mim própria, quanto mais... 

Por sorte, o Adenauer resolve-me o problema com a sua famosa frase: que me interessam os disparates que disse ontem? Nada me impede de me tornar mais sábio.
("Was kümmert mich mein Geschwätz von gestern, nichts hindert mich, weiser zu werden.")

Isso, isso. E também Brecht: quem diz A não tem de dizer B. Pode reconhecer que A estava errado. ("Wer A sagt, der muß nicht B sagen. Er kann auch erkennen, daß A falsch war.")

(Que idade terá o facebook? Talvez já tenha maturidade para ler "Der Jasager / Der Neinsager" e aprender umas coisinhas.)




Der Jasager / Der Neinsager von Bertolt Brecht (Musik Der Jasager von Kurt Weill) - TRAILER from Volksbühne Berlin on Vimeo.


Sem comentários: