Caso passe alguém aqui que conheça alguém que conheça alguém com responsabilidades nas Finanças, peço o favor de pedir a essa pessoa que pergunte à outra se sabem como é a vida das pessoas da diáspora lá nos países onde vivem, e se lhes complicam a vida de propósito ou se é mesmo só por ignorância.
Por exemplo: recebi aqui em Berlim uma cartinha das Finanças endereçada a mim (repito: em Berlim) para ir pagar o IMI da minha quintinha minhota. Dão-me duas possibilidades: pagar através do Multibanco, ou pagar por cheque.
Agradecia muito que me dissessem onde há um multibanco em Berlim que me permita fazer este pagamento. Ou que me dissessem como é que se diz "cheque cruzado" em alemão. É que já nem lembro há quantas décadas usei um cheque pela última vez. Fui espreitar à tabela do meu banco, e parece que tudo isso custa taxas extra.
Para simplificar: o que impede as Finanças de pôr o IBAN da sua conta na cartinha, ou bem visível na internet, para o pessoal da diáspora fazer a transferência sem ter de ir chatear os amigos em Portugal?
2 comentários:
Cara Helena,
Bom dia. Se tiver conta em Portugal, pode pagar pelo Multibanco no site do próprio banco (pelo menos, naqueles que conheço!).
Bom Domingo,
Jerónimo
Olá Helena, Ia sugerir o mesmo que o Jerónimo, o 'pagamento de serviços' está normalmente disponível nos sites de netbanking dos bancos portugueses. Procede exatamente da mesma maneira, isto é, insere os dados referentes aos três campos,
'entidade', 'referência' e 'montante'. Não se esqueça de imprimir o recido da operação pode ser necessário enviar esse recibo (melhor é imprimir para 'pdf') às finanças...
Enviar um comentário