22 fevereiro 2017

"insinuação"

[Volta e meia trago para o blogue textos que escrevi na Enciclopédia Ilustrada. Este é o do dia em que a palavra mágica foi "insinuação". Não pretendo com ele mandar indirectas a nenhum tema de hoje - calhou apenas de o ter encontrado agora mesmo na gaveta onde guardo os posts para publicar quando não tiver tempo para mais nada.]

Dos golpes baixos para desacreditar uma pessoa, um dos que mais odeio é a insinuação. Não é preciso dizer ao que se vem com afirmações claras, não se corre o risco de ser desmentido, e a pessoa na berlinda nem sabe de que está a ser acusada. É apenas algo vago, umas reticências, e, caso comece a correr mal, "oh, estava a brincar! que é que pensaste que eu disse? oh, nada disso, nada disso, como é que te foste lembrar de tal coisa? mas que cabeça tortuosa..."
Tão fácil. Tão seguro. Tão eficaz.
O não dito materializa-se num "e se?" que se cola à pessoa atacada sem que ela se possa defender porque, de facto, não chegou a ser formulada acusação. 


A insinuação também é uma forma muito eficaz de divulgar ideias sem ter de responder por elas. Toda uma arte. Em tempos tive um comentador no blogue que usava o meu espaço como palco de divulgação das suas teorias negacionistas do Holocausto, contando as suas "dúvidas", do género: "explique-me por favor uma coisa que não percebi - se no fim da guerra houve muitas informações contraditórias e até inventadas, por exemplo sobre haver câmaras de gás em Buchenwald, será que podemos acreditar nas informações sobre Auschwitz?"

Há um outro tipo de insinuação que não é maligna, mas me criou muitos problemas. É um hábito antigo da - ponham os ombrinhos a jeito - minha sogra, que em vez de dizer "tenho sede" diz "hoje está um dia muito quente". O resultado é que as pessoas à sua volta desenvolveram o reflexo condicionado de entender muito mais do que o que ela diz. De modo que eu, quando cheguei à vida do filho dela, tive algumas dificuldades de comunicação. Se dizia coisas tão inócuas como "tenho de comprar uma água", o desgraçado do rapaz achava que eu queria comprar o café todo, e protestava: "não temos dinheiro para tanto!"



Sem comentários: