17 novembro 2016

colheita destes dias



 









3 comentários:

jj.amarante disse...

A Helena não resistiu à beleza Outonal de Berlim e brindou-nos com mais umas fotos lindas, guardei todas no meu PC.

Gostei da 1 que transforma um monte de folhas secas cobertas de gelo num tema interessante, talvez devido à curta profundidade de campo e às cores variadas, gostei da 2 com a luz do sol destacando as folhas cobreadas sobre um fundo de reflexos (evanescentes?) em preto e cinzento, da 3 com o mesmo centro de folhas cobreadas o lado esquerdo escuro e o direito claro e umas folhas esparsas ainda verdes, da 4 com cores discretas, lindos reflexos, patinhos e figura humana.

Também guardei a 5 na esperança de vir a apreciá-la.

Gostei das folhas da 6 e da 7, as da 6 parecem ter sido encenadas, com aquela variedade de cores.

Gosto da 8, que me fez lembrar um comentário do Eduardo Lourenço sobre o Marcelo, quando comentador, que parecia alguém à janela a comentar quem passava na rua incluindo ele próprio, aqui vê-se a Helena a passear o Fox sendo fotografados pela própria Helena.

Gosto da 9, um pouco mais nostálgica, é a Helena mais o Fox a irem-se embora.

E gosto muito da 10, julgo tratar-se de um conjunto de barras verticais cujas superfícies não estão no mesmo plano, quebrando as sombras de galhos projectadas sobre elas. As pequenas manchas claras serão gotas de água sobre as barras?

Helena Araújo disse...

O jj. amarante não desilude nunca!
Estava a pôr estas fotografias, e a pensar quais seriam as suas favoritas (para pôr essas no facebook, hehehe)
Fico feliz por ter gostado de todas. Vou fazer um post novo, com fotos que respondem ou acrescentam alguma coisa a este seu comentário.

Helena Araújo disse...

Nada disto foi encenado, claro. As fotos das folhas foram as que escolhi de várias dúzias do mesmo tema. Num dia de outono e gelo, como este, basta apontar a máquina às cegas, que a foto sai sempre bem.

Repare numa das folhas na foto 6: tem uma forma completamente atípica, porque não é simétrica. A árvore é um "Ulmus laevis". Tenho aqui um saco de sementes dela - se quiser, para pôr na sua varanda, arranjo-lhe algumas. :)