17 maio 2016

efeméride

Esta manhã lembrei-me, nem sei porquê, daquele fim de tarde em que - teria talvez seis anos - me mandaram ir num instantinho comprar um ramo de salsa à mercearia. Ia a subir a rua (pelo meio do passeio, nem demasiado perto do movimento, nem demasiado perto do pastor alemão e do lobo da Alsácia de um vizinho, que metiam um medo dos diabos a toda a gente), quando vi um carro desgovernado na minha direcção, com várias raparigas lá dentro. Passou por mim aos ésses, e logo a seguir guinou para a direita, galgou o passeio e estampou-se de frente contra um muro. As raparigas saíram, gravei delas os cabelos compridos, as calças à boca-de-sino, algum sangue na cara de uma, o ar de choque. Começaram a aparecer pessoas, e eu continuei caminho aliviada por o carro não ter guinado para cima de mim (lá ficava a minha família sem salsa para o jantar),

Hoje ocorreu-me que estas raparigas, se naquele dia não foram mortas pelo pai, devem estar a fazer uns sessenta e cinco anos. Espero que já tenham ganhado juízo.


Sem comentários: