Nesta semana de notícias terríveis sobre o que a Europa anda a fazer com os refugiados, um pequeno milagre: uma criança afegã de sete anos envia um SMS que salva a vida de 15 pessoas.
Conto a história como li no jornal Süddeutsche Zeitung.
Ahmed, o miúdo afegão, enviou este SMS a uma voluntária no trabalho com refugiados:
I ned halp darivar
no stap car no
oksijan in the car
no signal iam
in the cantenar.
Iam no jokan valla
[espaço para tentarem perceber o que ele queria dizer]
Meses antes, voluntários tinham dado a crianças da selva de Calais telemóveis com um número gravado, para elas usarem em caso de absoluta necessidade. O miúdo de sete anos conseguiu entrar na Inglaterra com mais 14 pessoas, dentro de um contentor. Quando o ar lhes começou a faltar, enviou a mensagem.
Queria dizer: "I need help. The driver won't stop the car. No oxygen in the car. No signal. I'm in a container. I am not joking. I swear to God."
Liz Clegg, a voluntária que recebeu a mensagem, estava num congresso em Nova Iorque. Telefonou imediatamente a Tanya Freedman, da fundação Help Refugees, em Londres, e esta avisou a polícia de Kent, que reagiu imediatamente, mal se apercebeu que era um caso de vida ou de morte. Arranjaram um tradutor para falar com o miúdo, localizaram o telemóvel em Leicestershire (180 km a noroeste de Londres). Ligaram à polícia local, que encontrou o camião parado numa bomba de gasolina junto à auto-estrada. Arrombaram o contentor, e encontraram as pessoas desesperadas com falta de ar. Os ocupantes foram detidos por suspeita de tentativa de imigração ilegal, e o miúdo está sob custódia. Apesar das detenções, Tanya Freedman sente-se aliviada pelas vidas salvas.
Sem comentários:
Enviar um comentário