02 abril 2016

manhã de sábado



Devia ter levado a máquina fotográfica, a melhor. Manhã tranquila, céu azul e sol imponente, a primavera a desbravar caminho pelos escombros do inverno, no meio da rua um casal de passarinhos a passarinhar, no lago os patos tentando empatar as patas. A luz a infiltrar de branco os juncos na água, a fazer vibrar o amarelo do palacete na outra margem.

Pela janela entreaberta de uma casa escapava-se a melodia Jingle Bells tocada a custo num piano. Tão mal tocada que me parece bem que comecem já agora a ensaiar para o Natal. Como eu, naquela Páscoa em que comecei a estudar as canções de Natal do Bartók. A minha professora bem se queixava, "Natal na primavera?", mas eu tinha aquela ideia fixa, "no Natal dou um concerto de Bartók!" Ainda bem que não disse no Natal de que ano, porque até hoje. A culpa foi da cassete que gravei, para enviar a uma amiga. Ouvi-a, e estralhaçou-se-me o manto (nada) diáfano da fantasia que me fazia acreditar que estava a tocar aquilo bem.
(Alguém pode fazer o favor de me explicar porque é que o verbo "estralhaçar" não aparece no Priberam?)

O Fox encontrou uma bola de ténis no meio do relvado. Eu disse-lhe "bola!", que é o comando que ando a tentar ensinar-lhe quando quero que me traga um brinquedo para atirar para longe e ele ir buscar, e ele ficou ali parado a olhar para mim com cara de quem está a tentar encaixar os neurónios uns nos outros, e depois foi mesmo buscar a bola e trouxe-ma. Meu rico cãozinho, ainda nem quatro anos tem e já aprendeu esta ordem tão complexa!
(Vou ser uma avó de gritos, eu.)

No caminho para casa vi um carro com a porta avariada: estava a abrir para cima, em vez de abrir para o lado. Aproximei-me e descobri que era o brinquedo novo de um vizinho. Um Lamborghini novinho em folha. Ele sorriu-me com cara de rapazinho no dia de Natal ao receber uma bicicleta vermelha, meteu-se lá dentro, puxou a porta para baixo e arrancou, vrrrrrrmmmmmmm, o motor fazia quase tanto barulho como o do carro blindado da família judia que mora um pouco mais à frente, desconfio que para mover todas aquelas toneladas meteram no carro um motor de avião.

Passei por outro vizinho, um que passeia um cão de luxo pela trela, sempre com cara de não quero conversas (o dono, que o cão é simpático), e vinha de barba. Pensei três vezes se lhe dizia que a barba lhe fica mesmo muito bem, mas entretanto ele avançou e ia ficar esquisito eu correr atrás dele para lhe dizer que fica muito giro de barba. Ia parecer que era primavera e que eu estava com ideias de o empatar.

(Estou aqui com esta conversa toda porque tenho de escrever um e-mail cheio de questões e problemas ao nosso arquitecto, e qualquer motivo é bom para protelar.)


8 comentários:

Lucy disse...

sugerem que se diga estilhaçou-se...

Helena Araújo disse...

Não é bem a mesma coisa.
Entretanto informaram-me que no Priberam vem "estraçalhar".
Agora estou sem saber se sou eu ou se é o Priberam quem sofre de dislexia.

Lucy disse...

deve ser o que as traças fazem...

esseantonio disse...

O verbo estraçalhar era muito usado há uns bons anos numa aldeia transmontana onde estive muitas vezes. Era usado como significado de estragar, desfazer, destruir e semelhantes. Nunca ouvi usar este verbo noutros sítios.

AnaMar (pseudónimo) disse...

Estraçalhar, ou esmigalhar deixando tudo quase em lascas??? ;-)
Fui em busca e tal como tenho uma energia estranha com tudo o que é eléctrico e eléctrónico, também com palavras que por vezes pesno que inventei. Então (apesar de estragar a estética deste simpático cantinho) aqui vai:
http://www.priberam.pt/dlpo/estra%C3%A7alhar

es·tra·ça·lhar - Conjugar
(es- + traçar + -alhar)
verbo transitivo e pronominal
1. Fazer(-se) em pedaços (ex.: o vendaval estraçalhou as velas da embarcação; o copo caiu e estraçalhou-se). = DESPEDAÇAR, ESFRANGALHAR, ESTRAÇOAR, ESTRACINHAR
verbo transitivo
2. Causar infelicidade, tristeza (ex.: o desaparecimento do filho estraçalhou-a). = ARRASAR, ARRUINAR
verbo intransitivo
3. [Brasil, Informal] Fazer algo muito bem ou com sucesso, ficando por isso em posição de destaque (ex.: o jogador estraçalhou na final). = ARRASAR, DESTACAR
Palavras relacionadas: estracinhar, estraçoar, esfrangalh

"estraçalhar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/estra%C3%A7alhar [consultado em 03-04-2016].


Nota: Sempre que lhe apetecer, protele. Os leitores agradecem :-)

Helena Araújo disse...

Obrigada, AnaMar.
Já estou com a cabeça metida num saco, a morrer de vergonha.

Protelar: à parte o que fica por fazer, é um prazer, é um prazer... :)

jj.amarante disse...

Eu uso estraçalhar, não me lembro se frequentemente mas não me parece exótico. E não tenho ligações a Trás-os-Montes, nasci em Ermesinde, vivi no Porto até aos 10 anos e depois vim para Lisboa. A minha mãe era de S.Brás de Alportel e a minha mulher é de Portimão.

E as divagações para fugir a alguma tarefa menos apelativa constituem um padrão que me acontece com frequência.

Helena Araújo disse...

Pois é, parece-me que troquei mesmo as sílabas.
Quanto ao padrão frequente: se fôssemos só nós os dois... :)