04 abril 2016

"ah, e tal, os EUA integram tão bem os imigrantes que estes até se tornam políticos de alto gabarito, enquanto na Europa a integração corre tão mal que eles vai e viram terroristas"


A propósito do recente atentado terrorista em Bruxelas, perante o facto de os suicidas serem belgas, ocorreu a alguém a extraordinária teoria de que, ao contrário da Europa, os EUA são tão bons a integrar os estrangeiros que os filhos dos imigrantes, em vez de se meterem na violência, tratam de aspirar a uma fantástica carreira na política, chegando a candidatar-se à presidência. Houve até quem tentasse explicar o êxito na integração do lado de lá do Atlântico pela ausência de um Estado Social. Entretanto esta teoria alastra por aí, e ainda não lhe vi contraditório.
Ora bem: parece que rebentou uma epidemia de Alzheimer, e ninguém me avisou.

Nos EUA já houve dezenas de ataques motivados por extremismo islâmico, e o 11 de Setembro está longe de ter sido o primeiro. Podem consultar uma lista aqui. Fazendo uma lista sumária dos ataques mais recentes:

- San Bernardino, California, 2.12.2015 [A 'very religious' Muslim shoots up a Christmas party with his wife, leaving fourteen dead.] Syed Rizwan Farook, o  'very religious' Muslim, nasceu em Chicago, filho de paquistaneses, e era cidadão dos EUA.

- Chattanooga, Tennessee, 16.07.2015 [A 'devout Muslim' stages a suicide attack on a recruiting center at a strip mall and a naval center which leaves five dead.] Muhammad Youssef Abdulazeez tinha seis anos quando emigrou com a família para os EUA. Em 2003 naturalizou-se cidadão dos EUA.

- Boston, Massachusetts, 15.4.2013 [Foreign-born Muslims describing themselves as 'very religious' detonate two bombs packed with ball bearings at the Boston Marathon, killing three people and causing several more to lose limbs.] Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev tinham 11 e 18 anos quando a família emigrou para os EUA, em 2002.

- Fort Hood, Texas, 5.11.2009 [A Muslim psychiatrist guns down thirteen unarmed soldiers while yelling praises to Allah.] Nidal Hasan nasceu na Virgínia, filho de palestinianos.

- Seattle, Washington, 28.7.2006 [An 'angry' Muslim-American uses a young girl as hostage to enter a local Jewish center, where he shoots six women, one of whom dies.] Naveed Afzal Haq era filho de paquistaneses.


Quanto à segunda parte da afirmação, "nos EUA os filhos dos imigrantes podem aspirar a uma carreira política, na Europa não podem":

- O pai de Nikolas Sarkozy era um emigrante húngaro.

- No Parlamento alemão, 5% dos deputados são descendentes de imigrantes, e um terço destes vêm de famílias turcas. Cem Özdemir, filho de turcos, é o chefe dos Verdes. Aygül Özkan, proveniente de uma família turca, desempenhou um cargo de ministro na Alemanha. Há vários muçulmanos em lugares importantes da política alemã. O que eu não sei, e gostava de saber: quantos políticos muçulmanos chegam a lugares de topo nos EUA?

- António Costa é filho de um goês "descendente direto por varonia de Marada Poi, Brâmane Gaud Saraswat do século XVI" (li na wikipedia)


Alguém quer continuar a lista?


Sem comentários: