02 março 2016

pica-pau

No caminho para o meu lago há agora um pica-pau.
Esta manhã, ao passar por ele (melhor dizendo: pela barulheira que ele fazia) lembrei-me daquela tarde em que o Matthias, pequenino, entrou em casa a correr, agarrou na máquina fotográfica e saiu disparado. Voltou pouco depois, feliz, para me mostrar as fotografias que tinha tirado. Vitorioso:
- Olha, mãe, o primeiro pica-pau da minha vida!

[dica nº 57 de um manual de auto-ajuda para a alegria: celebrar os pica-paus que a vida te dá]

[se me deixassem mandar, o plural de pica-pau era picam-pau]


4 comentários:

Rita Maria disse...

Eu ainda me lembro da alegria do primeiro ouriço cacheiro!

Célia disse...

Picam-pau! Boa!
A sua escrita cristalina não desmerece ao lado da do "palavinventor" Mia Couto!
Picam-pau é uma epifania literária em forma de pássaro.

:-)

(adoro brincar com as palavras e redescobrir-lhes novas formas e semânticas.)

Helena Araújo disse...

Rita, acredito, e estava capaz de apostar que tinhas praí 18 meses. :)

Célia, :)

Rita Maria disse...

Tinha uns 26 anos, julgo eu. E acrescento, com tristeza: o primeiro e, até agora, o único.