03 fevereiro 2016

refugiados - a vez do humor




A anedota do dia, na Alemanha, é um cartaz do NPD, partido de extrema-direita, onde se vê um avião a levantar voo, e as frases:

DEPORTAR DE FORMA CONSEQUENTE


O NOSSO POVO PRIMEIRO   NPD

("unser Volk" também pode ser entendido como "o nosso grupo")

O meu diário berlinense comenta que este é o melhor cartaz de sempre do NPD - finalmente conseguiu agradar às multidões. No facebook multiplicam-se os elogios: "Queridos NPD, esta é a primeira ideia boa que alguma vez tiveram!", "por favor, deportem-se para bem looooonge", "Finalmente seguem de forma consequente o "nazis, fora!" que andamos a repetir há anos, que maravilha!". O grupo "Hooligans gegen Satzbau" (penso que será um grupo de fundamentalistas da gramática) farta-se de rir com o cartaz (e eu com eles). Há quem se queixe de terem levado demasiado a sério um artigo num jornal satírico que informava sobre as conclusões de um novo estudo, segundo o qual o Estado pouparia cem mil milhões de Euros anualmente se deportasse de forma consequente os neonazis, uma vez que neste grupo se encontra uma taxa de desemprego, violência e baixo nível educacional superior à média nacional.
O jornal refere ainda outro caso exemplar das estratégias de mobilização do partido, com um vídeo que convoca para uma manifestação contra a vinda de mais refugiados para a região:



(depois do primeiro orador começar a falar, podem saltar para 1:30)
(desde os tempos daquele vídeo do Marcelo Rebelo de Sousa para dizer umas coisas aos alemães que não via uma coisa tão bem feita, coisa mesmo de profissionais)

E depois, como se não tivesse já rido o suficiente, aparecem os africanos a oferecer asilo aos velhinhos dinamarqueses, por estarem cheios de pena do seu estado de necessidade:




Sem comentários: