11 fevereiro 2016

Berlinale 2016 - quase a começar



"O que fizeste para conseguires a acreditação na Berlinale?", perguntou-me uma amiga.
"Preenchi a ficha de inscrição", respondi eu. Ela não conseguia parar de rir.

Só percebi o espanto quando me contaram que este ano houve 2.000 pedidos para acreditação que não foram atendidos.

Ontem começaram a dar os cartões. Entrei no espaço enorme dos serviços para acreditados sentindo-me muito pequenina. Nem meia dúzia de pessoas conheço no panorama do cinema alemão, com que cara vou andar naquelas festas deles? Enquanto esperava pela minha vez, pensei no que ouvi num workshop que fiz há tempos, um "survival guide for the Berlinale":  ficar a um canto, de braços cruzados ou protegido pelo copo de vinho erguido à altura do peito, é má ideia. Vá falar com as pessoas. Vá conhecer as pessoas. Sem agenda. E, sobretudo, sem levar no bolso um DVD do seu filme ou do seu projecto!

Vá conhecer as pessoas, dizia ele. Decidi ir até ao café desse centro (tanto mais que os bolos que lá têm são fantásticos), sentar-me à mesa de alguém, meter conversa. Olhei para as mesas em busca de uma vítima que me interessasse, e... descobri lá um dos convidados do Cinemagosto de 2015. Inacreditável: não conheço pessoalmente nem meia dúzia de gente do cinema alemão (e, triste vida, já me esqueci da cara de quatro deles, um dia que encontre o Brad Pitt por aí hei-de perguntar-lhe como é que se desenrasca apesar desta terrível memória visual que ambos temos por sina) e ainda antes de receber os meus papéis já estou a dar com um deles!

A Berlinale 2016 começa bem.

Começa hoje. Ontem os operários estavam a trabalhar a toda a velocidade para preparar o tapete vermelho. Hoje vão passar por ele a Meryl Streep, o George Clooney e os irmãos Cohen.








PS: O saco deste ano é bem giro! Em feltro cinzento, com pega em couro. 
(Eu é que andei a fazer figura de principiante: fui para lá com uma mochila cheia de papéis, regressei com a mochila e mais o saco a tiracolo. Isso não se lembraram eles de ensinar no workshop "survival guide for the Berlinale"! Vou já pedir o meu dinheiro de volta, que ontem a zona estava cheia de câmaras de televisão, e eu entrei logo a fazer figurinhas tristes.)

1 comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Uau! Quanta honra! Não creio em sorte, creio em viagens através do tempo e nos fatos imutáveis desde o início de tudo que sempre existiu. Era pra que você, Helena estivesse lá, e que o revelar do restante de sua Berlinale 2016 seja também um grande desfrute. Congratulations!

Abraço do Jefh, desde o pequenino JefhCardoso.BlogSpot