20 setembro 2015

Cinemagosto 2015

A nossa mostra de cinema português em Berlim, o Cinemagosto 2015, decorreu no último fim-de-semana de Agosto - já vai quase há um mês. Esta semana desmontaremos a exposição da Maria Leonardo, e depois começamos a sonhar o Cinemagosto 2016.

Durante quatro dias Portugal exibiu-se em Berlim, e tinha muito para mostrar: o excelente cinema português, a nossa Anabela Moutinho a apresentar cada filme, falando também do seu autor e das suas circunstâncias; as folhas distribuídas à entrada na sala, informando e convidando a uma análise crítica; a homenagem ao Manoel de Oliveira (finalmente entendi!) (se não fosse o Cinemagosto, o que seria de mim...); a festa portuguesa no foyer do cinema, os pastéis de nata, o presunto e o queijo, o pão e o vinho; os DVD de filmes portugueses.

Pessoalmente, ganhei imenso. Ganhei as horas com os voluntários que nos ajudam a montar as bancas e a vender, ganhei os risos com eles e a sua generosidade ("queres ver este filme? vai lá, vai lá, eu fico a tomar conta de tudo!"). Ganhei um almoço muito divertido com a Dorte Schneider e o Markus Lenz. Ganhei as conversas com um público simpático e interessado. Ganhei as conversas com os nossos patrocinadores, o seu entusiasmo e apoio à nossa causa ("decidimos dar-vos mais do que combinámos porque o que fazem tem imenso valor!" - onde é que estão os meus lenços de papel, que se desmaterializam sempre que preciso deles?). E tive a sorte de conseguir ver cinco filmes - ao contrário do ano passado, que me correu muito mal: então uma pessoa quer reduzir a sua insularidade e trata de arranjar um grupo de malucos para trazer cinema português a Berlim (isto é teoria liberal pura e dura: se cada um perseguir o seu interesse egoísta, o mundo fica melhor...) e acaba a ver apenas dois?! Algo está podre nessa teoria liberal... Bom, como ia dizendo: vi metade dos filmes da mostra, gostei muito de todos. E especialmente do Fleurette, do Sérgio Tréfaut. Um documentário absolutamente tocante - mesmo que tivesse sido o único, já teria bastado para me dar por muitíssimo satisfeita com o meu Cinemagosto 2015. Olhem aqui o trailer (espero que os vossos lenços de papel não se desmaterializem como os meus):




Esta semana encerra-se o Cinemagosto 2015 com o fecho da exposição fotográfica. Olho para o que fizemos e sinto um orgulho enorme por ser parte deste grupo de pessoas, sinto-me grata pelo apoio de todos e feliz por saber que queremos continuar.






  




Sem comentários: