27 junho 2015

orgulho gay

(Esta minha vida dupla nas redes sociais é um stress. Ultimamente ando muito mais activa no facebook, e os amigos do blogue já se começaram a queixar. Há muito que ponho no facebook links para os posts do blogue, e a conversa acontece mais lá do que nos comentários ao próprio post. Agora vou começar a fazer também o contrário: trazer para o blogue conversas do facebook.)




A propósito da minha nova foto de perfil para assinalar a decisão do Tribunal Supremo de Justiça dos EUA sobre o casamento entre casais do mesmo sexo (este filtro é um pequeno gesto simpático do facebook, que disponibilizou a ferramenta: https://www.facebook.com/celebratepride?_rdr=p ) um amigo comentou o seguinte:

Falar de orgulho gay e de cultura gay tem o mesmo efeito para a normalização da vida dos homossexuais que o black power teve no direitos dos negros: nula. A aposta não deve ser na diferença e muito menos na superioridade. A aposta deve ser na integração no dia-a-dia. Mais lento, mas mais duradouro...

Passo a vida a repetir que "orgulho gay" não é "orgulho de ser gay" é "orgulho de ter a coragem de se afirmar perante uma sociedade que persegue e humilha quem é gay". A interacção no dia a dia está marcada por um opróbrio automático. A começar pela mãe bem-intencionada que diz que continua a amar o filho apesar de ele ser gay, a continuar pelos que dizem "isso cura-se", passando pela Igreja que lhes recomenda a castidade, continuando pelo Estado que quer proibir de dar sangue os homossexuais (todos, e como se sexo anal só fosse praticado por eles) e pelo futebol onde esses assuntos são pura e simplesmente tabu.

Quando a nossa sociedade olhar para os gay com a mesma indiferença com que olha para os canhotos, podemos falar sobre integração no dia-a-dia. Até lá, permito-me o prazer de festejar cada passo dado no sentido da afirmação da dignidade dessas pessoas.

Se me incomodam certos comportamentos de superioridade? Às vezes, ligeiramente. Mas penso no poema do Brecht: do rio que tudo arrasta...

Quem tem comportamentos de insuportável superioridade são pessoas e grupos do lado heterossexual - basta ver os exemplos que dei acima.


Sem comentários: