02 março 2015

os novos ricos



Na coluna da publicidade, esta manhã, o facebook não me apresentou simpáticos grisalhos que me davam um pai bonitinho. Em vez disso, mostrou-me um anúncio para uma empresa de motoristas privados. Isto é só nichos de mercado - e porque é que não me ocorreu antes? Gente habituada a um certo standard deve preferir andar num carro de luxo com um motorista que parece um senhor, em vez de entrar no primeiro táxi que lhe aparece (e onde até eu - e o Fox! - podíamos ter andado).

O mais curioso é a fotografia que escolheram para o anúncio: os clientes são asiáticos. Os ricos do nosso tempo já não são só loiros de tradição cristã.

Até me lembra quando descobriram que Jesus não era um loirinho de faces de porcelana, era um judeu pobre e trigueiro. Deus deixou de ser feito à imagem dos "loiros", custou-nos muito a engolir essa. Isto foi, pelas minhas contas, na passagem do séc. XIX para o XX. Agora fico a pensar que mais irá acontecer aos loiros de matriz cristã lá para princípios do século XXII.

(Por acaso agora fiquei a pensar: será que Jesus tinha aquele nariz judeu das caricaturas? Se fosse domingo, tinha aqui pano para muitas mangas de uma homilia sobre os estereótipos e a ridicularização que ferem o sopro de divino que há em nós.)


Sem comentários: