27 janeiro 2015

primeiras conclusões sobre a vitória do Syriza:

Deixa-me é comprar rapidamente as passagens de avião para a Costa Rica, para irmos visitar o rapaz, que o euro está a perder valor e sei lá se as companhias de aviação fazem as contas em dólares.

Ai, espera, as companhias de aviação dependem do preço do combustível, e o petróleo começou outra vez a encarecer por causa da morte do rei Abdulah. Portanto: primeiras conclusões sobre a morte do rei Abdulah: deixa-me é comprar rapidamente as passagens de avião para ir visitar o rapaz.

Ontem vi na televisão alemã vários políticos europeus e cá da terra a fazer pocker face: Oh, estamos descansadíssimos, oh, não há motivo nenhum para estarmos preocupados. Obrigadinha, obrigadinha, pode ser que assim as minhas passagens de avião não fiquem mais caras.

Também vi um bocadinho do "Hart aber Fair" (aqui, em alemão), com a conversa do costume, "a Grécia tem de fazer reformas", "a Grécia já recebeu muito e continua a receber", mas também uma alemã que vive na Grécia há 14 anos e conta como é o dia-a-dia. Por exemplo, a empresa na qual o marido trabalha: com pessoal excelente, com projectos excelentes, mas completamente bloqueada porque nenhum banco lhes concede crédito para avançar com os negócios. E uma Sarah Wagenknecht, dos Linke, assertiva e confiante. Gostei muito de algumas das suas intervenções: quando falou de uma nova Europa, mais unida e mais social, e quando disse que era perfeitamente legítimo o governo grego expropriar 1/3 das posses dos mais abastados, tal como se fez na Alemanha no fim da guerra.

Eu a gostar do que os Linke dizem?! Não me digam que a eleição do Syriza iniciou um dominó esquerdista que até a mim vai arrastar?! A ver vamos.


Sem comentários: