12 setembro 2014

o império contra-ataca

Das Imperium schlägt zurück.

 
Die Sanktionen Russlands gegen Amerika und Europa  werden die Welt erschüttern. Das Land verzichtet auf Import von Autos, Lebensmittel, Klamotten und Medikamente. „Wir werden zu Fuß  laufen, nackt und hungrig. Soll sich die Welt schämen!“  Ein alternativer Lebensentwurf  zeigten bereits Donezker Patrioten:  Uniformen tragen, Armeekonserven essen und Panzer fahren.

Do blogue do Wladimir Kaminer. Tradução:

As sanções da Rússia contra a América e a Europa vão abalar o mundo. O país prescinde da importação de automóveis, bens alimentares, roupas e medicamentos. "Vamos andar descalços, nus e esfomeados. Para que o mundo tenha vergonha!" Os patriotas de Donetsk já exibem um estilo de vida alternativo: usar uniforme, comer conservas do exército e andar de carro de combate. 


2 comentários:

Guia disse...

Gosto de visitar o seu blogue, que me sugere uma pessoa informada sobre o que se passa na sua "terra" de residência, a Alemanha, e no resto do mundo...
Assim, é COM ESPANTO que leio o título que deu a este pequeno texto, porque até parece que a "pérfida" Rússia/U.Sov.lá volta a atacar...!Então e o que dizer da U.E e dos EUA...!?!

Helena Araújo disse...

Oooops, pensei que estava claro que este post é todo (inclusivamente o título) uma tradução de um post do Wladimir Kaminer, um escritor russo que vive em Berlim. Ele lá saberá porque é que escolheu esse título, mas parece-me que tanto o título como o texto estão no seu registo habitual de ironia e sarcasmo.

Não direi que a Rússia/URSS é "pérfida", mas que tem atacado, lá isso...
Noutros posts também tenho falado dos ataques cometidos pelos EUA. Ainda há dias, a propósito do 11 de Setembro, fiz um post crítico.
Curiosamente, falo menos dos ataques da UE. Vou estar atenta, a ver se consigo algum equilíbrio nas críticas.