24 agosto 2014

pais cool vivem mais tempo


Viva! Saiu o novo livro do Wladimir Kaminer. Desta vez, o tema é a adolescência dos filhos. Já conheço algumas histórias, e são fabulosas. Ouvi-as no fim do verão passado num teatro, numa ilha do Báltico: a sala cheia de pessoas a rir ininterruptamente durante toda a sessão.
Gosto dos livros do Kaminer. Gosto ainda mais de o ouvir a ler as suas histórias. Mas o melhor de tudo é o conjunto completo: ele a contar as suas histórias e a mimá-las ao mesmo tempo. Não admira que tenha sempre as salas cheias até ao último lugar.
Por exemplo, um dos episódios deste livro: quando a filha pediu aos pais para sairem de casa, porque ela queria festejar os seus 16 anos sem os cotas, e os amigos dela trouxeram os amigos deles, e estes os seus amigos, de modo que, quando a avó descobriu o que se estava a passar naquela casa e em vez de ter um ataque cardíaco pôs toda a gente na rua, descobriu-se que os amigos dos amigos dos amigos dos amigos eram de Peniche, e levaram tudo o que encontraram a jeito no caminho para a porta. As sapatilhas de jogging do Wladimir Kaminer, que não valiam nada mas já eram unha com carne com os pés dele, foram o maior prejuízo. Conta ele, e acrescenta: agora, de cada vez que um dos meus filhos aparece lá em casa com um amigo, eu... - estende a mão como quem cumprimenta, e baixa os olhos pelo corpo imaginário abaixo, até aos sapatos. O público rebola a rir, ninguém tem compaixão pelas agruras de um pai de adolescentes.

(E agora me lembro que queria traduzir para os simpáticos leitores deste blogue alguns dos textos do livro anterior, "Deste Lado do Éden", e ainda não o fiz. Havia de pedir ao Kaminer que abrande o ritmo de produção, que eu não consigo dar vazão.)

Sem comentários: