31 março 2014

breviário para a quaresma (12)

Um sistema que só funciona com crescimento...

...e entra em crise sempre que o crescimento pára, não é estável nem do ponto de vista social nem do económico. De momento, há a tendência para reduzir a política ecológica à tecnologia e ao "crescimento verde" - o que é compreensível, mas também é errado.

Os avanços tecnológicos são muito necessários. Tão necessários quanto inovações sociais e uma mudança cultural que nos leve para lá da obrigação do "eterno mais" e (re)cultive valores imateriais: de uma formação alargada até novos sistemas de troca alheios à economia monetária, passando pela participação cívica.

Actualmente, e por todo o mundo, as metrópoles são espaços privilegiados de experiências, e laboratórios sociais para inovações culturais. Fenómenos como "Transition Towns" (cidades em mudança), "Commoning" (utilização, manutenção e desenvolvimento comunitário de bens públicos), ou "Social Banking" (regresso do sector financeiro à sua função de apoio ao desenvolvimento sustentado da sociedade e da economia real) deviam ser cuidadosamente observados e entendidos pela Política. Caso contrário, ela ficará à margem destas mudanças e continuará a perder legitimidade.


Reinhard Loske, "A técnica verde não basta! Por uma verdadeira mudança cultural."

(aqui, März 31)

(e aqui, todos os dias)


Sem comentários: