28 janeiro 2014

concerto de homenagem a Claudio Abbado



No sábado passado havia no foyer da Filarmonia um retrato enorme de um Abbado jovem e sorridente, junto a uma mesa com flores e dois livros, para as pessoas deixarem um sinal de si. Estava repleto de agradecimentos, em muitas variações de emoção e idioma.

O director lembrou num curto discurso a gratidão da orquestra e a admiração que todos sentiam por aquele maestro, e pediu um minuto de silêncio. Nem tosses se ouviram. Também não houve tosses durante o Adagietto da 5ª de Mahler - provavelmente por o ar estar muito mais húmido que de costume.

Zubin Mehta dirigiu essa peça com brilho e uma muito digna contenção. Seguiu-se Anton Webern, Sechs Stücke für Orchester op. 6b, de que não gostei tanto, e o concerto para piano nº 5 Es-Dur op. 73, com o Rudolf Buchbinder, que adorei.



O Buchbinder, o Buchbinder! Com aquela cabeleira e aquela energia, levava-me a imaginar o próprio Beethoven ali sentado. Nas partes sem piano cantava, virado para a orquestra, "pom-pom-pom-tararara!", e dançava no banco, como se a música fosse dele e tivesse muito orgulho nela. Um espectáculo. Depois virava-se para o teclado e tocava com a alma e virtuosismo, o pom-pom-pom-triliri todo nos dedos. Uma beleza.

Como não encontrei o Rudolf Buchbinder na net a tocar este concerto, deixo-o aqui com um concerto de Brahms:




Sem comentários: