13 dezembro 2013

um calendário de Advento em forma de música

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura está a oferecer um calendário musical para este advento, a partir dos posts do Alfredo Teixeira no seu mural do facebook.
Desculpem, mas não posso deixar de repetir o meu estribilho favorito: esta internet está cheia de gente boa.

A janelinha do dia 11 era assim:



Dia 11
Talvez o intróito mais conhecido da liturgia de tradição latina. "Rogate caeli desuper, et nubes plubant justum" - numa tradução apressada, "Céus, derramai o vosso orvalho, e as nuvens chovam o justo". Não proponho, para começar, o canto fixado no "Liber usualis" romano, onde uma melodia silábica plana no horizonte, (como aquela doçura da planície alentejana). Proponho, antes, a criação de Heinrich Schütz (1585-1672) - aqui o canto toma-nos o corpo para o levar para a dança de Deus.

Acrescento ainda o Rorate antigo, um dos poucos cânticos do gregoriano que sei de cor. Quer dizer: sei de cor as primeiras frases, depois adormecia por dentro em pleno ensaio do coro. Podiam vender isto em frasquinhos como soporífero e tranquilizante.







8 comentários:

Lucy disse...

também gosto tanto deste calendário!

Helena Araújo disse...

É uma ideia extraordinária: pelo conteúdo, e também por ser algo de muito valor que não custa dinheiro nenhum. Uma boa alternativa, em tempo de crise.

Paulo disse...

Viste o barítono a marcar o ritmo com os dedos dos pés?

Helena Araújo disse...

No que tu foste reparar, Paulo!
Por tua causa, revi isto sem tirar os olhos das pernas do homem.
(O Senhor que me perdoie...)

Lucy disse...

tenho uma pequena questão... porque é que nos meus comentários aparece sempre um caixotinho de lixo? eu sei que não digo nada de muito relevante mas...why only me?

Paulo disse...

Ele perdoiará-te.

Helena Araújo disse...

Paulo, hahaha

Lucy, hahaha
(só te aparece em frente ao teu nome, porque só podes apagar os teus comentários. Eu, que sou poderoooooooooosa, vejo caixotes de lixo à frente de todos os comentários. Era um segredo bem guardado, mas acabaste de o revelar: ter um blogue dá-nos cá uma massagem ao ego que nem vos digo nem vos donto...)
;-)

Interessada disse...

Fantástico, Helena.
Muito obrigada por partilhar o conhecimento que tem deste calendário. Agora também poderei fazê-lo, e seremos muitos mais :)