04 outubro 2013

serviço público - para portugueses que se querem instalar em Berlim



Para quem chegou agora a Berlim, ou está a pensar mudar-se, uma lista de sites úteis:

- Portugueses em Berlim - mailing list no google groups. As pessoas inscrevem-se, e passam a receber as mensagens de informações e pedidos de ajuda que outros portugueses residentes em Berlim enviam. (Atenção: quando se responde a uma mensagem, a resposta é automaticamente enviada a todas as pessoas da lista. Por causa disso já me envergonhei nem sei quantas vezes.)
Também tem uma página no facebook: Portugueses em Berlim.

- Clube das trocas - Berlim: grupo no facebook, que começou por ser um clube de trocas, e agora é sobretudo um espaço de entreajuda.

- Berlinda: publicação online dedicada à interacção cultural entre Berlim e o mundo de língua portuguesa. Gosto especialmente do Cartaz, com imensas informações sobre eventos de portugueses, brasileiros, moçambicanos, etc.
Também tem uma página no facebook (Berlinda) e uma newsletter que envia directamente as novidades por e-mail.

- Berlinda Acção Social (ou: Ação Social - a Berlinda respeita o AO): site com imensas informações de todo o tipo (desde procura de casa, até médicos e advogados que falam português), e um grupo de voluntários que tentam ajudar nos casos mais difíceis.

- Página no facebook da Embaixada de Portugal em Berlim.

- Expatriates in Berlin - grupo internacional no facebook, posts em inglês.

- As perguntas "onde é que se pode comprar bacalhau e sumol?" e "onde é que vocês vão ver o jogo amanhã?" são um bocado mais difíceis de responder num post, porque a cidade é muito grande e os cafés, restaurantes e lojas portugueses estão espalhados por aí. Mais vale perguntarem directamente num dos grupos do facebook, ou na mailing list.


[Post em actualização permanente]

Sem comentários: