21 setembro 2013

o fim do verão (2)

Em fins de agosto estive numa ilha do Mar Báltico e despedi-me do verão.

Em princípios de setembro fui a Portugal, e reencontrei o verão de óptima saúde. Despedi-me outra vez, com mais pena ainda - quase me doía o sol nas folhas do jardim.



Em Berlim, após uma semana chuvosa e triste, com as árvores já a mudar a cor e os passeios cobertos de folhas, o verão reapareceu - despedi-me de novo. 
Tenho-me lembrado muito de uma crónica que o Miguel Esteves Cardoso escreveu há praí um quarto de século sobre os portugueses e as despedidas. Estou quase quase a perguntar ao verão deste ano: "mas que estás tu a fazer aqui? pois se ainda agora nos despedimos!"










2 comentários:

jj.amarante disse...

A segunda foto com a parede branca debruada a azul ficou linda, linda! Parabéns!

Helena Araújo disse...

:)
Foi tirada com o telemóvel - não levei a máquina fotográfica para Portugal.
Aquele sítio do Alentejo é mágico. Quase posso tirar fotografias de olhos fechados, porque é tudo bonito.