02 setembro 2013

mais vale pobre e doente que pobre e saudável

"Já alguém perguntou aos 900 mil desempregados se a Constituição lhes serviu para alguma coisa?"
Pergunta formulada pelo Primeiro-Ministro de Portugal, a 1 de Setembro de 2013

O Passos Coelho tem dúvidas?!
Vamos então abrir a Constituição que temos, e que alegadamente não serve para coisa nenhuma aos 900.000 desempregados, tiremos conclusões:
Melhor do que estar desempregado, só mesmo:
- estar desempregado e viver numa República soberana que se está nas tintas para a dignidade da pessoa humana e para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária;
- estar desempregado e viver num país cujos governantes são escolhidos pelo exército ou por um grupo restrito de cidadãos;
- estar desempregado e sujeitar-se a tribunais reféns da vontade de um poderoso político;
Ainda só vou nos primeiros dois artigos da Constituição. Isto promete. Prometia, se eu tivesse tempo, mas hoje por acaso tenho uma questão urgente a resolver com o PIB.

Pergunto-me se o Passos Coelho olha para a Constituição da República Portuguesa como eu olho para aqueles pop-ups com um quadradinho onde, pela milésima vez, tenho de pôr a cruz para dizer que aceito o regulamento da empresa que me vende um bilhete electrónico - um pró-forma chato.

Ou se está a confundir as Constituições dos países com os Planos Marshall da vida.
O que significa que está a perder tempo à espera do comboio na paragem do autocarro, e nós a perder tempo com ele.

Sem comentários: