04 março 2013

"Mais Europa não significa uma Europa alemã, mas uma Alemanha europeia" (1)



O presidente da República Federal da Alemanha fez a 22 de Fevereiro um discurso sobre a Europa que foi muito debatido (texto integral aqui, em inglês).
Boa parte do discurso são tretas improdutivas de História e Filosofia (olá, Camilo Lourenço, como vai? aqui está um lindo dia de sol, e já não era sem tempo, que o inverno tem sido pesadote) - o percurso percorrido, a identidade europeia e a sua articulação com as identidades nacionais e regionais, os impasses actuais. Refere alguns equívocos - tanto internos como externos - em relação ao papel da Alemanha, e aponta alguns caminhos.
A comunicação social deu largo eco ao discurso, sublinhando especialmente a frase que é título deste post. A opinião geral é que foi um bom discurso, muito oportuno neste momento, e que, embora não tenha ousado ir muito longe na definição das perspectivas (o que, aliás, não compete a um presidente da República alemão), é um discurso que prepara a terra da qual nascerão árvores europeias (como escrevia Daniel Brössler no Süddeutsche Zeitung).

No site da Embaixada da RFA no Brasil explica-se um pouco o contexto deste discurso:

O Presidente da Alemanha, Joachim Gauck, discursou sobre as perspectivas europeias nesta sexta-feira (22.02) durante a cerimônia de abertura do Fórum Bellevue. 

"Existe uma necessidade de justificação na Europa, devido aos sinais de impaciência, exaustão e frustração entre os cidadãos ", disse Gauck ao mencionar que entende as atuais críticas feitas à União Europeia (UE). 

O Fórum Bellevue promoverá através de fóruns, simpósios e palestras uma série de debates sobre importantes temas sociais. Além disso, estudantes de todo o país foram convidados a participar do evento e poderão debater com Gauck sobre diversos assuntos relativos a perspectiva europeia.
Em um desses encontros o Presidente deverá conversar com os seus convidados sobre a iniciativa “Eu quero Europa”, um projeto conjunto de 11 fundações alemãs sob seu patrocínio, que tem como objetivo chamar a atenção para a Europa, mas sem falar de crise ou problemas, concentrando-se nos benefícios que a ideia de uma Europa Unida e forte trouxe e trará para todos os cidadãos e Estados-Membros.

Sem comentários: