05 janeiro 2013

voltar ao Porto


...ao Porto das ilhas, das casas vazias, da pobreza por trás das portas. Conheci-o até 1989, não tenho muita vontade de fazer um update pela mão dos "The Worst Tours". Contudo, a ideia de mostrar toda a realidade do Porto, e não apenas os locais turísticos, é muito boa, e a equipa parece tão interessante que até me apetecia fazer as voltas que eles quiserem, com os três, só para os ouvir dizer "hoje", no Porto deles. The Worst Tours, dizem. Brincalhões.

(arquitectos desempregados a oferecer trabalho ao preço de uma empregada de limpeza - isto está lindo...) (pior do que esta, só me lembro da cena numa quinta do Douro, o dono da casa a mandar "ó senhor padre fulano, vá à cozinha buscar-nos mais um pratinho de presunto) (pena o Eça não estar presente, era de nos deixar todos consoladinhos a páginas tantas de um livro seu) (mas estou a divagar: isto não é literatura, isto de Portugal estar a pagar dívidas contraídas também para formar pessoas que, se arranjarem emprego, trabalham pelo preço mais baixo da tabela, ou são obrigadas a emigrar, é sintoma de um país que perdeu o pé, e o rumo) (eu a chover no molhado)

(chovendo agora noutra perspectiva: isto de haver em Portugal gente dinâmica, com formação universitária e ideias inovadoras, que não consegue arranjar emprego, pode vir a ser uma oportunidade de acontecer algo novo no país - por exemplo, grupos que ocupam espaços abandonados para fazer serviço social ou, como se vê aqui, gente que encontra maneiras inovadoras de ganhar o próprio pão: uma pobreza que não conduz à escravatura, mas a novas formas de dizer liberdade)

**

À atenção dos meus amigos no Porto: que acham de, no próximo Verão, combinarmos um sábado para dar estas voltinhas pela cidade?

9 comentários:

Unknown disse...

A situação que está na origem da iniciativa, infelizmente, é triste e dramática e não deveria de existir, mas não se pode deixar de apreciar a imaginação e o sentido de humor deste grupo de jovens. Que tenham muito sucesso.

Helena Araújo disse...

Maria B,
também gosto muito do humor deles.
E também estou a torcer para que tenham sucesso.

calita disse...

Combinado. Eu até sou gaja para estar a viver no Porto nessa altura, por isso...

Helena Araújo disse...

Calita,
já somos duas. Já temos quorum! :)

Carla R. disse...

Epa, eu também quero, que sempre que passei pelo Porto foi de raspão.

Helena Araújo disse...

Já somos três. Uma tríade, hehehe.

CCF disse...

Também quero! Assim é que é...dar a volta ao que é mau...se pudermos contribuir, tanto melhor.
~CC~

Helena Araújo disse...

ai! Que nome se dá a uma tríade de quatro?
;-)

CC, vou-lhe roubar um post do ardósia azul, está bem?

CCF disse...

Está bem claro, agradeço...mas agora vivo aqui:

http://ruadaindia.blogspot.pt/

Bata à porta quando quiser.

~CC~