11 janeiro 2013

le goût de comme une image



Em Weimar há um pequeno cinema comunal, o Mon Ami, com um programa fantástico, mas poucos clientes. Sobretudo nos filmes que passam de manhã (como é possível numa região com tantos reformados e desempregados não haver mais procura de cinema de qualidade às dez da manhã, por 1 ou 2 euros?).
De modo que volta e meia ficávamos ali três ou quatro gatos pingados, à espera que aparecessem interessados em número suficiente para haver quórum para passar o filme (se bem me lembro, o número mínimo de pessoas era cinco, e tinha de ser mesmo gente, não podíamos fazer batota e comprarmos nós os bilhetes). Durante uma dessas esperas, comentei com o técnico que gostara muito do Comme une Image que lá tinha visto na semana passada. Ele recomendou-me o Le Goût des Autres, mas eu achei que seria um filme sobre canibalismo, e deixei andar.

Até à semana passada, quando o vi com o Matthias.
No fim pedi-lhe desculpa por ter escolhido um filme que não é bem do seu gosto, e ele, consolador, respondeu que "não foi assim tão mau" - este rapaz vale ouro, e além disso parece que está a chegar ao fim da puberdade, gracias a la vida!

Le Goût des Autres tem música muito boa, mas durante todo o filme não me saía da cabeça esta de Monteverdi, do Comme une Image:



Terá sido, talvez, devido ao uso dos mesmos actores, ou por estar a pensar no Amour que ia ver no dia seguinte, ou - às tantas é mais isso - por esta música tocar um núcleo de angústia que é marca dos três filmes. Ou do amor, tout court.

7 comentários:

Carla R. disse...

Ja vi estes filmes ha algum tempo, estes actores são muito bons e as historias muito tocantes.
O ano passado saiu este, com a Agnès Jaoui, também altamente recomendavel (pelo menos por mim) :
http://www.youtube.com/watch?v=NOsvppWgDU0

Helena disse...

Vi o trailer - parece muito giro!
Mas ainda não apareceu por cá.

Em compensação há outro alemão que também deve ser muito giro (está na minha lista para ver):

http://www.youtube.com/watch?v=mjOJu_erZzg

E vê esta cena, a partir de 6:25.
http://www.youtube.com/watch?v=eSuSLqbK67Y

Interessada disse...

Mas não disse se gostou do filmeou não :)
Presumo que sim. Vi-o há uns aninhos, e embora não me recorde mto bem dele, sei que gostei.
Da música já não faço mesmo ideia nenhuma.
Vou bisbilhotar as sugestões.

Maria B disse...

Helena,
Que bela tip! Não conhecia este, mas parece muito bom. Gostei muito do Elmar Wepper em "Kirshblüten". Vou ter que lhe deitar a mão, somehow. Ao filme.

Helena disse...

Interessada,
gostei muito do Le Goût des Autres, e de Comme une Image.
No primeiro, a música aparece a marcar a mudança de cena - é muito engraçado.

Maria B,
está a falar do Dreiviertelmond, não é? Penso que até já existe em inglês.

Maria B disse...

Sim, estou a falar desse. Gostei muito do trailer. No Amazon deve haver e nem deve ser muito caro, o pior são os portes. Vou ver se o consigo arranjar "por outros meios":)

Helena disse...

Li uma crítica na amazon dizendo que o final não é feliz. Ainda não o vi. Tentei comprar na ebay, mas estava demasiado caro para o que eu queria gastar.