28 dezembro 2012

tão simples e tão óbvio


Do jornalzinho da loja de fair trade do meu bairro:

O Nicolau vem do Gana

A época de Natal é também uma época de comer chocolates - o comércio sabe esta verdade, e todos os anos aumenta o sortimento a partir de Outubro. Nas prateleiras juntam-se, entre outros, cerca de 160 milhões de Nicolaus de chocolate que esperam por um comprador.
O crescente mercado alemão abastece-se de cacau sobretudo na África, e as regiões produtoras ganham com esta nossa vontade de comer doces: mais de 30 países em vias de desenvolvimento e mais de 14 milhões de pessoas vivem da produção do cacau. No entanto, devido à variação dos preços mundiais e às estratégias das grandes empresas, apenas alguns destes produtores conseguem ganhar o suficiente para assegurar às suas famílias um nível de vida digno, a longo prazo.
Uma das consequências da pobreza nas regiões agrícolas é o trabalho infantil. As crianças são chamadas a contribuir para o sustento da família, e não têm tempo para ir à escola e para terem uma infância normal. Pior ainda: há plantações na África ocidental onde as crianças trabalham em condições de escravatura, às vezes até 15 horas por dia.
O Fair Trade ajuda: proíbe a exploração do trabalho infantil, garante preços mínimos e uma margem para, por exemplo, cuidados de saúde ou de educação. Já há 57 organizações de produtores de cacau integradas no sistema do Fair Trade. Mas podem ser muitas mais. Talvez um dia o S.Nicolau deixe de ser apenas o patrono dos vendedores, para passar a ser - em chocolate - um símbolo do comércio justo. Era o melhor que lhe podia acontecer!


1 comentário:

Cristina Torrão disse...

Com o consumo desenfreado de hoje em dia, vai ser difícil o S. Nicolau passar a ser esse símbolo. Mas, enfim, vamos contribuindo. Já há algum tempo que compro alguns produtos "fair trade".