11 setembro 2012

11 de Setembro de 2001

Ao ver as imagens das torres a cair, e das pessoas a cair das torres, não posso deixar de lembrar outro crime que aconteceu nesse 11 de Setembro de 2001: o modo implacável como as televisões americanas tentaram passar dos palestinianos a pior imagem possível.



Nesse dia, vi este filme dezenas de vezes, sempre a seguir a imagens das pessoas que se atiravam das torres.
De nada valeram as dezenas de comunicados de grupos islâmicos e de políticos palestinianos a condenar aquele ataque. De pouco valeram as explicações sobre o contexto em que aquela imagem foi fabricada. Como se condicionados por um toque de campainha, é esta a sequência que o dia deixou gravada nas cabeças de muitos: pessoas naquele horroroso cair, um grupo de palestinianos a aplaudir.

Lembrarei também o seu oposto, um sinal de decência extrema no interior do inferno: os irmãos Naudet estavam a filmar nessa manhã com bombeiros em Manhattan, a poucos quarteirões do WTC. Após o primeiro ataque, correram para o local, e chegaram a filmar no interior de uma das torres. No documentário 9/11 ouve-se com bastante frequência, vindo da rua, um certo tipo de estrondo. Eram os que caíam. Eles fizeram a escolha do pudor: não alimentaram as câmaras com essas imagens da tragédia.

Sem comentários: