16 dezembro 2011

indignez-vous!

Nós, os abaixo fotografados santons do mestre Canut, e nenhum menor que o meilleur santonnier de France (lui-même), aqui vimos em desfile manifestar o nosso desagrado pela decisão de um júri que nem deve saber distinguir um camelo de um dromedário, quanto mais identificar a excelente qualidade alemã e - mais que tudo - a voz do dono! Neste momento de profunda consternação e altíssima perplexidade unimo-nos à causa da nossa vizinha Alemanha. A incompreensível decisão do júri, de altíssimo teor indignatório, suscita um protesto sem tréguas. Unidos venceremos, e a nossa indignação ecoará por todos os presépios da Europa, e os burros farão ouvir a sua voz mais alto que todos os outros.

O cortejo dirige-se agora à Barbearia do Senhor Luís - outrora estabelecimento de renome - onde nos encontraremos com companheiros de luta provenientes de presépios da Floresta Negra e da Suábia. Fomos informados que os pássaros de vidro de Praga já sobrevoam os céus europeus, e até da Polónia nos chegam vozes de uma ou outra Madonna igualmente indignada. Os homens do cachimbo do Harz foram impedidos de entrar no avião, mas os quebra-nozes estão a tentar dar-lhes uma mãozinha (melhor dizendo: uma dentadinha aos seguranças dos aeroportos).   



 
 







(e se lhes parecer que estamos demasiado sorridentes na fotografia, pedimos a vossa compreensão para um pequeno percalço que nos aconteceu no doseamento do botox, mas é que a idade não perdoa)

8 comentários:

Maria Bê disse...

Esta gaja indigna-se por solidariedade. Mas no geral delicia-se.
Um sorriso!

mdsol disse...

Que querida Helena!

Eu também gosto muito do concurso da Barbearia!

:))))

Helena Araújo disse...

sorrisos para as duas, e também para o senhor Barbeiro, caso apareça por cá.

Luís Novaes Tito disse...

Os santons do mestre Canut são do melhor.

O resto da conversa, não interessa nada. Vê-se logo que a concorrente não vive em Portugal senão estava mais que habituada à linguagem que o júri usou.

E olhe lá que, se esta linguagem lhe parece complicada, havia de ouvir a dos "economistas-comentadeiros" e a do Governo.

Diga lá a esse pessoal afrancesado para se manter dentro dos níveis normais de ansiedade e não gastarem a sola dos sapatos porque aqui, na Santa Terrinha, não se safam com manifs.


(resmunga...resmunga, que é para o lado em que durmo melhor)

Luís Novaes Tito disse...

As fotografias são de mestre. Não foi a Helena que as fez, pois não?

Helena Araújo disse...

:-)

(claro que não fui eu, foi a minha máquina)

António P. disse...

Boa resposta, Helena :)...mas cuidado que o Sr. Barbeiro ainda lhe retira o 1º prémio

o "Velho do Restelo" deseja-lhe um bom fim de semana

Helena Araújo disse...

António P.,
já a Jonas andou a dizer que estava decidido à partida quem recebia o primeiro prémio, o António diz-me agora que esse ainda me é retirado: não me digam que eu recebi o primeiro prémio e nem percebi?!

Isto sim, era o cúmulo da loucura. Eu para aqui a organizar manifestações franco-alemãs só por querer receber aquilo que consta que já tenho... isto está mau, isto está mau. Talvez fosse boa ideia recomeçar a dormir o que preciso, em vez desta lufa-lufa pré-natalícia que está a transformar os meus neurónios em sopa instântanea.

Luís, agora fora de brincadeiras: prefiro ler jornais alemães para "intelectuais" a ler o que certos economistas e comentadores portugueses escrevem. Pode crer que o alemão é bem mais fácil de entender!