14 agosto 2011

13.08.1961 - 13.08.2011 (10)

Na Bernauer Straße havia também uma igreja evangélica, que servia as populações de Mitte (Berlim leste) e Wedding (Berlim ocidental). Era a Versöhnungskirche, a Igreja da Reconciliação. Quando o muro foi construído, a população de Wedding, em Berlim ocidental, deixou de a poder frequentar. Em 1985 a igreja foi simplesmente destruída, em nome "do asseio e da visibilidade". Para fazer uma faixa da morte limpinha e escorreita, compreende-se...




Depois da queda do muro, a antiga comunidade recebeu o terreno de volta e construiu uma capela, a muitos títulos simbólica: recuperando o nome "da Reconciliação", faz-se ponte entre o passado e o futuro em plena faixa da morte,  mistura elementos modernos com peças antigas que sobreviveram da igreja inicial, reflecte as preocupações ecológicas do início deste século - o núcleo interior, fechado, tem grossas paredes em barro ao qual se misturaram restos da antiga igreja, inclui um sistema colector de água da chuva e renuncia a sistema de aquecimento -, enquanto o seu espaço circundante, em forma igualmente elíptica, é delimitado por uma vedação em lamelas verticais de madeira, ficando semi-aberto ao exterior.
A propósito da escolha de paredes em barro, disseram-me que os berlinenses estavam fartos de pedras - mesmo que não seja verdade, acho graça à ideia.

(foto daqui)
(foto daqui)





 

Foi nesta capela que, nas primeiras seis horas do dia 13 de Agosto de 2011, se leram as biografias de algumas vítimas do muro.

Sem comentários: