19 maio 2011

it's a bird... it's a plane...

Senhoras e senhores, tenho o prazer de apresentar: Joren Dawson.
Não apenas um excelente acrobata, mas também um bom palhaço.

É filho do casal mais culto e interessante que conheço na América. Com eles já fizemos passeios inesquecíveis - como a tarde pelo Golden Gate Park que me revelou a seiva doce das flores selvagens, ou o domingo de Páscoa em Tomales Bay, quando comprámos um saco de 20 kg de ostras para um piquenique, e depois caminhámos longamente pelas colinas junto à água, vendo passar em silêncio renas e veados que apareciam e desapareciam na neblina. Em casa deles, à mesa de jantar fala-se de Filosofia e História, Política e Arte. E que jantares: o pai é daqueles cozinheiros que entendem a alma dos ingredientes, de modo que o prazer da mesa começa no mercado, imaginando com ele os acepipes que nascerão dos produtos mais frescos e bonitos, e prolonga-se até à última gota de vinho escolhido com critério. Às quintas, é dia de fazer música de câmara - por aquela casa passam alguns dos melhores intérpretes de música renascentista e barroca. Quando ele tinha doze anos, os pais fizeram um ano sabático para o levarem a conhecer a cultura europeia. Os amigos da escola, meninos das famílias mais ricas da cidade, encheram-se de espanto: "como é possível dispor assim do tempo?"
O Joren, que cresceu neste ambiente cultural, chegou aos quinze anos e disse: "eu quero ser artista de circo". E os pais, sim senhor.
De tudo o que gosto e admiro neles, o que mais me inspira é esta liberdade interior na relação com o filho.  

6 comentários:

Rita Maria disse...

Uau, fantástico!

Helena Araújo disse...

Rita, obrigada. Finalmente alguém repara! Da próxima vez que vier a Berlim, apresento-vos. Para mais, o miúdo é muito simpático e faz um sushi genial.
(mas tem namorada, chatice: ninguém é perfeito)

mdsol disse...

Criativo, com um grande domínio do corpo e muitos elementos gímnicos. Mas a "história" que enquadra o vídeo é tão poderosa que quase sufoca a "arte do artista."

:)))

Helena Araújo disse...

mdsol, é mais um post dois em um...
;-)
O rapaz é excelente. Tem aí um outro vídeo em que ele embrulha a performance de ginasta em palhaçadas. Muito engraçado:
http://youtu.be/uskbE-4RjBY

mdsol disse...

Obrigada, Helena. :)))

Gi disse...

Helena, o rapaz é tão bom, mas tão bom naquilo que faz, que teria sido uma pena tremenda se os pais o tivessem impedido.
Ainda bem que há pessoas assim. Parabéns por as ter encontrado.