23 novembro 2010

you better watch out




Santa Claus is coming to town, e desta vez é já no próximo sábado, dia 27, às cinco da tarde, na FNAC do Vasco da Gama em Lisboa. O Natal vem cada vez mais cedo, essa é que é essa, um dia destes desata a começar em pleno Verão, como no Brasil.

Caso não estejam a entender nada, aqui vão os detalhes por ordem cronológica: há duas ou três eternidades convidaram-me para participar num livro de diálogos com gente famosa. Toda entusiasmada (a parte da baba ficará para referir noutro dia) imaginei Keynes e Salazar a conversar sobre soluções de política económica para Portugal. E era uma conversa tão óbvia, era tão tão a única conversa a fazer num livro destes, que temi que todos os outros tivessem a mesma ideia. Por sorte, não: ele há conversas com Sísifo, com Vinicius, com O'Neill, e muitos outros. Quem diria que há tanta gente famosa neste mundo!

Como disse, isso foi há várias eternidades, no tempo em que tudo era possível, desde vários aeroportos em Lisboa para agradar a todas as clientelas, até um TGV para os madrilenos virem a baños - escrever aquele texto foi sobretudo uma diversão. Mas depois veio o PEC II e o OE, os abonos de família foram reduzidos, e aí passou-me completamente a vontade de rir.

Por sorte tem lá imortais como Hamlet e Sísifo, e gente com vistas largas, como o Nostradamus, para nos ajudar a perceber que tudo passa, excepto o futuro.

A apresentação do livro é no próximo sábado, na FNAC do Vasco da Gama.
Gostava muito de estar lá com os outros, de caneta em riste e tudo, mas os subsídios da insularidade - estranhamente - não abrangem os portugueses que moram em Berlim.

De modo que proponho o seguinte: vocês vão, compram o livro, trocam algumas palavrinhas com os excelentes autores que lá estarão, vão para casa, lêem, e se gostarem digam-me, para eu vos mandar o meu autógrafo por e-mail.

Eu, no entretanto, vou treinando uma assinatura ilegível. E frases simpáticas (parece que as pessoas gostam).



5 comentários:

António P. disse...

Bom dia Helena ( por aqui chove ) e parabéns.
Eu também não tenho subsídio de insularidade e dái não poder lá ir no sábado, dia 27.
Mas vou comprar e depois quero um autógrafo ( lá para o Verão alentejano) ;)
Beijos

Helena Araújo disse...

António: vou já pôr a canetinha de molho! ;-)

Rita Maria disse...

Eu também só compro se no regresso tiver direito a um autógrafo. Por falar nisso, queres que te traga alguns?

Paulo disse...

Às 5? Espero já estar despachado. Não queria perder o evento.

Ant.º das Neves Castanho disse...

Parabéns, Helena! Que pena só ter lido hoje... Podia bem ter lá ido, se bem que ainda estejamos a "surfar" uma onda de interminável varicela dupla. E piolhos e mais uma otite (o Gu, tadinho...)! Mas ainda vou lá à procura e depois digo-te de que cor quero o nosso autógrafo...