Hoje a Alemanha paga a última prestação das reparações devidas pelo tratado de Versalhes. Uns escassos setenta milhões de euros.
Explicando um pouco melhor: para pagar os
700.000.000.000 euros
devidos, a Alemanha teve de contrair empréstimos de vulto no estrangeiro.Quando Hitler subiu ao poder deixou de pagar, mas os juros foram acumulando. Depois de 1945, a Alemanha Ocidental pagou boa parte da dívida, até 1983. Uma última parcela, relativa a juros, devia ser paga apenas após a reunificação (como acordado em Londres em 1953). Estes pagamentos iniciaram-se a partir de 1996, até hoje.
***
E agora com licencinha, tenho de sair: a cidade está em festa. Daqui a pouco vai passar um cortejo de Trabis em frente à minha casa. Estou com vontade de levar um cesto de bananas para oferecer aos condutores, como a 9.11.1989. Mas não sei se o gesto evoca a alegria ou a miséria, por isso vou de mãos a abanar.
2 comentários:
Soube desse último pagamento pelo jornal Expresso, onde referia que o quantitativo definido em Versailles foi posteriormente reduzido de forma significativa, designadamente em Londres em 1953. Mas fiquei muito impressionado pela duração da operação!
Não sabia da história do pagamento. E espero que a festa tenha sido de arromba!
Enviar um comentário