10 setembro 2009

lembrar

"O miúdo de seis anos

Há muito que ele me pedinchava que o pusesse a mexer no computador e que lhe explicasse essa coisa fantástica das pesquisas na Internet. No Natal, enchi-me de brios, escondi a forretice e ofereci-lhe um portátil e um kit sapo wireless. Ficou radiante. Por razões atinentes à incompetência de alguns meninos que nos atendem na linha directa da Sapo e a minha reconhecida inépcia em matéria informática, só neste domingo, ao ser atendida por um verdadeiro profissional – um Luís qualquer coisa super, hiper atencioso e cuidadoso! - consegui finalmente aceder à Internet. Ganha essa batalha, chamei-o e sentei-o ao pé de mim. E lá fui colocando a minha mão em cima da dele para lhe ensinar a movimentar com eficácia o rato. Depois entrámos na explicação de como aceder à Internet e ele, contente, ia-me dizendo que era tudo muito intuitivo. Perguntei-lhe então o que lhe apetecia pesquisar: Barack Obama, respondeu-me e maravilhou-se com os caminhos abertos pelo google. Depois de cansados, que não esgotados, do Mr. yes we can, voltei a fazer-lhe a pergunta: outra coisa que queiras saber? Ah, qual o dia exacto em que o Salazar caiu da cadeira! E lá fomos descobrir que foi no dia 3 de Agosto de 1968. Ficou maravilhado com a rapidez da coisa. E mais? Vamos procurar coisas sobre o Imperador Adriano … E assim estivemos das 19h até às 21h, entre o regresso da visita à minha mãe e a ida para o concerto dos nouvelle vague, a treinar duplos cliques, movimentos suaves com o rato e a brincar às pesquisas. Senti-o de olhos brilhantes e curiosos e achei-lhe graça quando, no telefonema semanal para o meu irmão, lhe explicou que se sentia um miúdo de 6 anos. Aproveitei e contei-lhe que tenho um blogue. Sorriu e perguntou-me o nome. Ao ouvir, gargalhou. Nem o meu próprio pai me leva a sério."

Io: um grande abraço.

Sem comentários: