12 setembro 2009

duas parangonas e uma solução

- Sócrates admite que enviou espiões à vigília de solidariedade com Manuela Moura Guedes

- Sócrates acusa: défice de lealdade no Largo do Rato!

Sabendo ouvir atenta e delirantemente nas entrelinhas daquele coiso que dizem ser uma notícia (e encontram o link neste post do Rui Bebiano, mas não é fundamental que vão ver, porque é obsceno fabricar uma notícia a partir de um momento de non sense off record) podem-se inventar escândalos fantásticos.

O que me lembra uma discussão a que assisti há mais de dez anos, entre tradutores: havendo cada vez mais clientes interessados em tradução rápida, barata e de qualidade apenas sofrível, devemos render-nos à lógica de mercado, ou continuar a insistir na qualidade?

Eu sobre o dilema dos tradutores não sei, só conheço um que apesar de ser realmente muito bom consegue ganhar q.b., os outros vão trabalhando para aquecer - o que tem a vantagem de poupar no aquecimento-, mas para aquela espécie de coiso que se fez no Correio da Manhã tenho uma solução muito simples, um autêntico ovo de Colombo: vende-se o jornal a uma empresa espanhola, e depois, assim tipo a três quinze dias de uma data qualquer, os espanhóis vão e resolvem o problema. Pronto.

(o título do post da Abrunho que me levou ao Rui Bebiano já diz tudo: Um poste para guardar na minha série: os media portugueses irritam-me profundamente)

Sem comentários: