11 maio 2009

folclore da "ostalgia"

Aqui (filme em alemão)

Tenho uma certa dificuldade em lidar com as lojas onde se vendem produtos inspirados na época da RDA, e por duas razões: porque dão uma imagem ternurenta, saudosa e kitsch do período comunista, e porque implicam em si uma contradição - o design do comunismo adaptado à lógica da sociedade de consumo.

Este filme consegue ser ainda pior: imagens de uma festa de bairro onde se mistura o "dantes é que era bom" com "o Ocidente não presta". Vinte anos depois da queda do muro.

Um dia destes ainda inauguram uma praça "Erich Honecker" ou, pelo menos, "Pacto de Varsóvia". Magníficos símbolos da resistência à sofreguidão predadora do capitalismo.
(Volta, município de Santa Comba Dão, estás perdoado...)

E que ninguém se incomode a lembrar as pessoas que foram assassinadas na tentativa de fuga. Ou - apenas um detalhe - que nos quartéis da Volksarmee os rádios tinham traços a marcar as estações do "povo". Volta e meia um "inspector" aparecia de surpresa para verificar se o rádio estava sintonizado na estação certa. Se não estivesse...

Mas, para quem tem saudades, aqui está uma pequena invenção de como este ano se poderia festejar o 60º aniversário da RDA.
(Comovo-me especialmente com a parte em que levam as bombas a passear pelas avenidas.)


Sem comentários: