12 março 2009

já viram como o Jardim de Luz está lindo?

A MC passou-me uma corrente.
Mais vale fazer já, em vez de protelar como de costume.
(ando a fazer psicanálise às escondidas, como dizia a outra)

E agora, hehehe, aqui vai a 5ª frase da página 161 de um livro que ando a ler, hehehe:

"Der Empfang seinerseits war überaus herzlich, und der Eindruck seiner Person auf mich der Art, daß ich diesen Tag zu den glücklichsten meines Lebens rechne."

No livro "Weimar, ein Reisebegleiter", de Annette Seemann (a minha amiga que festejou o 50º aniversário no sábado passado, como já contei aqui).

A passagem é uma citação de Eckermann, onde ele descreve o seu primeiro encontro com Goethe. Diz que foi um dos dias mais felizes da sua vida. Na semana seguinte deve ter mudado de ideias, porque no entretanto Goethe também mudara: em vez de o animar como poeta, queria-o para secretário.
Eckermann está sepultado no cemitério histórico de Weimar, perto do mausoléu onde estão os dois grandes poetas (Goethe e Schiller, embora no caso do segundo seja um pouco mais complicado, parece que houve por ali uma troca de ossos estranha, mas o símbolo é que conta, ora nem mais).
A sua sepultura é muito simples, com uma cruz em metal onde está escrito:
"Eckermann, amigo de Goethe".

Se eu quisesse inscrever na cruz sobre a minha campa o nome das pessoas cuja amizade prezo, mais valia que me enterrassem aos pés do Cristo-Rei, para caberem todos.
O Eckermann punha os ovinhos todos num cesto só.

***

Agora devia passar a corrente a cinco pessoas.
Combinamos assim: quem quiser aceitar o desafio, faz, e diz-me que fez. Ponho aqui o nome dos primeiros cinco.
hehehe

Sem comentários: