07 janeiro 2009

Sir Simon Rattle e orquestra filarmónica de Berlim



Ontem, por mero acaso, arranjei bilhetes a 8 euros para a orquestra filarmónica de Berlim com Sir Simon Rattle.
Ficámos sentados no estrado por trás da orquestra, com Sir Simon bem à nossa frente.

Nunca mais quero outros bilhetes. É verdade que fico com metade da orquestra pelas costas, mas ver aquele maestro a actuar vale bem perder todos os outros músicos.
É que ele não dirige a orquestra: mima a música.
Esquece-se da batuta, que fica parada no ar enquanto os dedos da mão esquerda chamam uma a uma as notas dos violinos. Às vezes apenas os olhos marcam o ritmo de uma passagem. Outras vezes é o corpo todo que antecipa uma explosão dos timbales.
Ou aqueles momentos de êxtase, em que fica parado com os braços abertos no ar, olhos fechados e um sorriso, como se quisesse abraçar a música.

Vamos frequentemente à Filarmonia, mas geralmente é para ouvir outras orquestras, que nos deixam cada vez mais decepcionados.
Um bocadinho como assistir ao Cirque du Soleil, e depois ir a um circo itinerante qualquer.

De modo que ontem ficou assim decidido: doravante, tentaremos arranjar lugares no estrado por trás da orquestra filarmónica, em vez de gastar o nosso tempo com as outras orquestras.

***

Ontem eu tinha um bilhete a mais e, enquanto tentava vendê-lo, assisti a mais um típico momento berlinense: um homem com ar muito simpático que perguntava às pessoas se alguém lhe podia oferecer um bilhete. Imagino que seria um daqueles músicos de Leste que costumam tocar acordeão e balalaica nas ruas de acesso à Filarmonia, na esperança que os melómanos deixem cair uma ou outra moeda. Ou talvez fosse um desempregado, ou um postdoc de música (engraçado meter estas duas categorias na mesma frase).
Estavam 12 graus negativos e não havia comprador nenhum - com aquele frio, só sai de casa quem tem a certeza que sabe ao que vai. Um homem friorento e cansado de esperar pelo negócio ofereceu-lhe dois bilhetes.

***

Para quem visita Berlim:

Os bilhetes a preço mais acessível costumam esgotar meses antes. Se tencionam assistir a um concerto, convém comprar com muita antecedência. Às vezes tem-se sorte, e conseguem-se lugares no estrado ("podium") ou bilhetes a 15 euros para menores de 28 anos. Se o concerto não tem coro, e todos os outros bilhetes já foram vendidos, três dias antes do concerto põem à venda os bilhetes no estrado, bem mais baratos. Ou seja: para conseguir estes, é preciso ter muita sorte.
Antes dos concertos há sempre pessoas a oferecer bilhetes à entrada. Os vendedores pertencem a dois grupos: os que por algum motivo não podem assistir ao concerto, e uma autêntica máfia que compra bilhetes com antecedência para fazer negócio quando o concerto já está esgotado, ou compra por uma ninharia e com muito maus modos aos do primeiro grupo, para os vender a seguir bem mais caros.
Para comprar à porta, convém ir pelo menos meia hora antes, levar um pequeno cartaz onde esteja escrito "suche 1 Karte zum Originalpreis" (= procuro um bilhete ao preço original) (plural de Karte: Karten), e ficar do lado de fora da entrada principal a exibir o papel.

- Site da Orquestra Filarmónica em inglês
- Número de telefone das bilheteiras (diariamente das 9:00 às 18:00 - o que em Portugal significa: das 8:00 às 17:00)
-- a partir de Portugal: 0049 30 25488999
-- em Berlim: 25488999

(imagem tirada daqui)

Sem comentários: