08 janeiro 2009

o céu sobre Berlim

Berlim é uma cidade bastante plana.
Aqui e ali encontra-se alguma elevação, mas ainda tenho de averiguar quantas delas são montes artificiais, feitos com os escombros da guerra.

Quatro possibilidades para olhar por cima da cidade:



1. O monte de Kreuzberg




A fotografia foi tirada deste site, onde se podem ver muitas outras do mesmo local.
Um parque agradável para passear, com belas vistas sobre a cidade e um Biergarten típico, junto ao campo de futebol. Aos fins de semana acontecem por lá umas festas de adoração do pôr-do-sol, ou algo semelhante, que deixam os relvados num estado lastimoso - como se pode ver na fotografia.

No sopé, junto ao Mehringdamm, há vários restaurantes famosos:
- Café do Brasil, um restaurante simples com comida brasileira a preços muito acessíveis (Mehringdamm 72, 030 78006887)
- Osteria numero 1, um dos italianos mais famosos de Kreuzberg (experimentar, por exemplo, as flores de courgette recheadas com queijo) (Kreuzbergstr. 71, 030 7869162)
- curry 36, um imbiss aberto até à meia-noite, onde se serve a salsicha mais típica de Berlim, a Curry Wurst (Mehringdamm 36)


2. Reichstag



A visita à cúpula do Reichstag, onde funciona o parlamento federal, é um must para todos os visitantes de Berlim. Não apenas a admirável arquitectura de Norman Foster, mas também a exposição sobre o Reichstag (vale a pena demorar um pouco nas fotografias dos deputados: compare-se a expressão nos rostos dos deputados da República de Weimar e nos dos do partido nazi) e as vistas a partir do coração da cidade.

Na fotografia vê-se bem a coluna central feita de espelhos para projectar a luz para a sala do parlamento, e a pala gigante suspensa, que roda à volta da coluna consoante a direcção do sol.

Para visitar a cúpula:

- Aberto das oito da manhã à meia-noite; a entrada fecha às dez da noite.
- Entrada gratuita.
- Às vezes a cúpula está fechada ao público, mas de um modo geral o terraço continua acessível.
- Crianças com menos de nove anos, e os seus acompanhantes, bem como idosos e pessoas doentes, não precisam de esperar - podem usar uma entrada especial, à direita da entrada principal.
- Pode-se marcar antecipadamente uma visita guiada para grupos (gratuita, e em vários idiomas) escrevendo para besucherdienst@bundestag.de
- Junto à fila de espera há um carrinho de informações onde se pode perguntar se nesse dia vai haver alguma visita em grupo ao qual outras pessoas se possam juntar. Os grupos em alemão costumam estar cheios, mas pode haver alguma visita em inglês, francês, polaco ou até português onde haja ainda vagas. Estes grupos têm várias vantagens:
-- acesso não apenas à cúpula mas também ao interior do parlamento,
-- guia,
-- palestra de 45 minutos sobre política,
-- hora de entrada marcada.

- No terraço há um restaurante (Käfer) com uma vista formidável sobre a parte oriental de Berlim. Pode-se reservar um lugar (telefone: (0 30) 22629933; e-mail: kaeferreservierung.berlin@feinkost-kaefer.de) e entrar directamente no edifício sem passar pela longa fila de espera, usando uma porta que fica à direita da entrada principal, por trás da rampa de acesso. Não sei como é a cozinha, mas os preços são bastante altos. Contudo, ninguém é obrigado a tomar lá a refeição completa. Pode ser um pequeno-almoço, ou um mero café.


3. Panoramapunkt Potsdamer Platz



Com o elevador mais rápido da Europa, em 20 segundos até ao terraço a 100 m de altura.
Potsdamer Platz 1.
Aberto das onze da manhã às oito da noite; preço: 3,5 euros por pessoa.
Mais informações, aqui, em inglês.
Na fotografia, é o edifício da direita, em tons acastanhados. A entrada é pela rua que se vê no centro.


4. Fernsehturm (torre da televisão)



O orgulhoso símbolo de Berlim Leste, na época do muro vítima da chacota dos cristãos de Berlim Ocidental: nos dias de sol, forma-se uma cruz enorme e luminosa na superfície da esfera. A vingança de São Pedro...

Convém reservar um lugar no restaurante (sobre uma plataforma giratória, o que permite ver toda a cidade entre a sopa e a sobremesa) com bastante antecedência, bem como comprar os bilhetes para o elevador. Li algures que se pode comprar bilhetes com hora marcada, mas não sei muito bem como funciona e quanto custa.
O problema das reservas antecipadas é que a torre é realmente muito alta, e uma pessoa arrisca-se a ver não Berlim, mas as nuvens sobre a cidade.
Mais informações: aqui, em inglês.

Sem comentários: