05 maio 2022

a história boa de cada dia nos dai hoje







Cheguei esta madrugada ao Porto. Dormi numa casa centenária, estava capaz de jurar que é Raul Lino. Mas em melhor.

Tomei o pequeno-almoço com uma amiga numa esplanada perto da Boavista, e ao fim de 10 minutos ali sentadas passa outra amiga, "és mesmo tu? estás cá?" - combinámos logo ali um almocinho com outros amigos, e depois apressei-me a ligar a todos, a avisar "antes que saibas por outra..."

Amiga, amigas, amigos: é mesmo certo que cheguei ao Porto.

Fiquei a acabar o pequeno-almoço sozinha, na rua, e a senhora da mesa ao lado perguntou-me se podia olhar pelas coisas dela um momentinho enquanto ia lá dentro pedir o café. Deixou ali a bolsa, as chaves, um saco - e deixou-me a mim pasmada com tanta confiança.

(Até me lembrou as missas em Berlim: as pessoas vão comungar, e deixam as bolsas no seu banco.) (Espero que nenhum gatuno berlinense leia este post.)

A empregada veio, e eu pedi-lhe a conta, mas só depois de trazer o café para a mesa do lado. "ah, para a dona Emília", disse ela, e eu a pensar que abençoada terra essa, onde as pessoas têm nome mesmo num café do centro da cidade. A empregada trouxe o café e a conta, onde incluíra o café. Ri-me, e disse que tinha todo o gosto em pagar. 

- Ai, isso é que não!

- Olhe que oferecer-lhe um café, em troca da confiança que me ofereceu, até nem me sai nada caro. 

Não aceitou, mas também se riu. Depois sossegámos ambas a empregada, que insistia em envergonhar-se muito do malentendido. Disse-lhe que deixasse estar, que assim já tínhamos uma história para contar hoje.  

Foram os primeiros momentos da primeira manhã das minhas férias em Portugal, e já me souberam a tudo.   







Sem comentários: