04 outubro 2021

de onde vimos

 


Nem sei se traduza isto, se me deite a chorar: a sensação de raiva, de impotência e de ultraje perante este sistema estrutural de dominação.
Mas traduzo, porque é importante sabermos de onde vimos. I. Uma mulher tem duas questões centrais na sua vida: "o que devo vestir?" e "o que devo cozinhar?" II. Um homem tem de ser reconquistado todos os dias. Somos assim, estamos assim habituados, e queremos que tudo continue assim. III. Na verdade, ela tem mais sorte que ele. Ela pode fazer bolos! IV. O bolo torna-nos gentis e suportáveis. Assim, o vestido até pode custar 100 marcos mais. Ou, digamos, 5. V. - Daqui a uma hora no City Café. Até já! - Quem era aquela? - Uma amiga dos tempos da escola. Já lá vão muitos anos. - Mas parece mais nova que tu. VI. - Tens de fazer alguma coisa por ti. Estás diferente. - Oh, que admiração! Quem há-de fazer todo o trabalho? É claro que por vezes me sinto sobrecarregada! - Hoje em dia, quando o teu marido está nervoso, tu reages assim: ____ Dantes, reagias de outra maneira: ____ Mas hoje podias ter a mesma alegria de viver que tinhas dantes. Isto é FRAUENGOLD [ouro das mulheres]. FRAUENGOLD dá força renovada e alegria de viver. Uma cura com FRAUENGOLD faz-te feliz e capaz de fazer os outros felizes. [Teor alcoólico de Frauengold: 16,5% - mais informações: aqui, em francês]

--- A amiga (alemã) que me mostrou este vídeo contou-me que quando era criança havia em todas as cozinhas uma garrafa de Klosterfrau Melissengeist, um produto com 79% de teor alcoólico para - segundo se dizia - fins terapêuticos.
Provavelmente seria a única maneira de uma mulher aguentar a pressão das duas questões existênciais que lhe era permitido ter: o que vestir, e o que cozinhar. --- A (des)propósito: se não viram ainda, vão ver "Mais uma rodada", de Vinterberg.

Sem comentários: