15 maio 2021

"Palestina" (2)




Partilho um post do Carlos Moreira na Enciclopédia Ilustrada, que - tal como eu, no post anterior - refere a solidão dos palestinianos, fazendo-o a partir de uma canção que é um lamento tão belo quanto triste: "oh meu pai, eu sou yusuf
oh pai, os meus irmãos não me amam nem me querem no meio deles,
eles atacam-me e atiram pedras e palavras sobre mim
eles querem que eu morra para que me possam elogiar
eles fecharam a porta da sua casa e deixaram-me do lado de fora
eles expulsaram-me do campo
oh meu pai, eles envenenaram as minhas uvas
eles destruíram os meus brinquedos
quando o vento suave brincou com o meu cabelo, eles ficaram com ciúmes
eles inflamaram-se de raiva contra mim e você, meu pai
de que os privei eu, oh meu pai?
as borboletas pararam no meu ombro
o pássaro pairou sobre a minha mão
o que fiz eu, meu pai?
porquê eu?
chamaste-me yusuf e eles atiraram-me num poço
eles acusaram os lobos
o lobo é mais misericordioso que os meus irmãos
oh, meu pai.
eu fiz mal a alguém quando disse isso
eu vi onze estrelas
e o sol e a lua
vi-os ajoelhados diante de mim
Mahmoud Darwish escreveu este poema, que o grande Marcel Khalife musicou (eu traduzi, só para terem uma ideia, e não aparecer a tradução instantânea)
Este poema/canção compara a opressão dos palestinianos nos países árabes com o episódio bíblico de José a ser maltratado pelos seus irmãos.
Como a história também aparece no Corão, as autoridades sunitas consideraram isso uma blasfémia, já que é interdita qualquer citação do Corão para outros fins ou noutros contextos que não sejam os da simples recitação do Corão ou da oração ao seu Deus.
A vida dos palestinianos, dentro ou fora da #Palestina, é tudo menos fácil: se de um lado tem a repressão israelita, do outro têm a dos países árabes que os recebem a contragosto.
A vida de Marcel Khalife também não é facil: pertencente a um minoria cristã, simpatizante comunista e organizador de concertos com músicos palestinianos e israelitas, tem tudo para ter as autoridades do Médio Oriente contra ele."


Sem comentários: