19 março 2021

uma raposa gaiteira

 



A caminho do supermercado, ao fim do dia, mais uma vez me zanguei comigo própria por ter saído sem a máquina fotográfica, e não conseguir captar com o telemóvel aquela sensação de encantamento que nasce da luz quente dentro das mansões em contraste com a escuridão das fachadas e o rendilhado das árvores. 

Lá ia eu rua abaixo de olhos postos na lua nova muito nítida no céu que escurecia, clic, clic, clic, quando fui interrompida por um homem que, do outro lado da rua, me dizia qualquer coisa. Pensei que quereria ralhar - as pessoas deste bairro gostam pouco que lhes fotografem as casas - mas ele começou a dizer "wow!", o que me intrigou ainda mais. 

Finalmente, percebi: enquanto eu ia de nariz no ar, concentradíssima na lua, uma raposa vinha descansadamente atrás de mim.

(Podem-me chamar Rantanplan...) (a sério!)

Quando parei para falar com o homem, a raposa esgueirou-se para um dos jardins, e continuou o seu caminho passando pelos gradeamentos largos que separam aquelas propriedades. 

O homem era um jogger, e devia ser de longa distância, porque se fosse das redondezas já sabia que raposas é o que mais há por aqui. Ainda há três dias: olhei pela janela, e vi uma enorme a sair do meu jardim. O que não tem graça nenhuma, porque onde há raposas pode haver aquela lombriga horrorosa que elas têm, pelo que não vou poder comer a rúcula e os dentes-de-leão que me nascem no sítio onde dantes havia relva. Tanto trabalho para transformar o relvado em permacultura, e vem-me uma raposa dar cabo do arranjinho. 


3 comentários:

Bombom disse...

Não sabia que os excrementos das raposas deixavam uma lombriga. Será talvez como a "ténia" dos cães, não? Se for do mesmo estilo, podes aproveitar a rúcula e os outros produtos, se os deixares de molho em água e vinagre por uns 15 minutos e depois passares por água limpa (ou várias águas). Um beijinho.

Helena Araújo disse...

É isto:
Echinococcus multilocularis é uma espécie de cestoda da família Taeniidae. Os adultos parasitam o intestino delgado de canídeos, e as larvas utilizam como hospedeiro intermediário roedores e o homem, causando o cisto hidático.

Obrigada, vou anotar. Ou isso, ou fechar o portão. :)

jpt disse...

nao sabia dessa lombriga raposal. Será por isso que a fizeram avisar-nos "ah, mas estão verdes?"