29 março 2021

o nudista que afinal não




E ao terceiro dia... o nudista voltou ao lago! Esqueci-me da boa educação, e fotografei-o ao longe, só para não dizerem que sou mentirosa. Depois, ao perto, percebi que estava a ser mentirosa: desta vez estava vestido, com calções em tom nude. 

Continuava a trabalhar com afinco. Os cisnes passaram por ele com as asas levantadas, sinal de estarem um bocadinho à beira de um ataque de nervos, mas como ele não lhe ligou fizeram uma pequena inflexão de rumo e vogaram na direcção dos gansos bravos. O homem tirou do lago uma caixa de metal pesadíssima que não se percebe o que terá sido na vida real, mais umas quantas garrafas, e depois foi nadar. 

Apesar de estarmos no centro de Berlim, deixou a bicicleta, a roupa e os sapatos por ali - à mão de serem roubados. Deve ter uma confiança inabalável no karma. 

O karma tinha de ser muito ingrato para deixar que lhe roubassem as coisas depois de tudo o que ele faz por aquele lago. Trabalho de Sísifo: para onde quer que se olhe, há uma garrafa de cerveja, um caco de vidro, uma barra de ferro na água. 



Quando estava para me vir embora começou a acontecer tudo muito depressa. Primeiro apareceu uma vizinha que andava a passear o cão, depois apareceu um corvo-marinho no poiso habitual das garças, depois a vizinha começou a contar uma história interminável que tinha acontecido ao cão dela, e eu a ouvir e a dizer que sim e clic-clic-clic (mais 50 fotografias). No regresso a casa apareceu uma garça que meteu conversa com o corvo-marinho, e eu clic-clic-clic e a vizinha "e então o outro cão, aquele amarelo, veio ter com o meu e percebi logo que a coisa ia correr mal, o meu fugiu na minha direcção, os outros dois, os que são bem-educados, vieram também..." e eu "desculpa, deixa-me só fotografar mais este ganso", o maldito ganso a meter-se na parte das canas, eu a querer esperar até ele ir para uma zona aberta, e a vizinha a continuar a andar e a falar "o cão amarelo começou a brincar com os outros, e o meu também, mas a determinado momento..."

Agora sei como é que o Fox se sente quando quer ir à sua vidinha no parque mas é obrigado a andar ao meu ritmo para que não haja dúvidas sobre quem é que manda na nossa relação. Ora bem: a autêntica alfa é a minha vizinha.   



Ao fim da tarde fui dar uma série de voltas na zona comercial do nosso Kiez, e de repente o Joachim e o Fox apareceram-me à frente. Iam fazer jogging na floresta. Foram e voltaram enquanto eu estava nas minhas andanças, de modo que me cruzei duas vezes com eles. Senti-me como se estivéssemos numa aldeia, e a vida acontecesse toda à volta da praça central. 

Ao chegar a casa fotografei os crocus do nosso jardim de muito perto, para se poder ver como estão lindos mas ninguém reparar no estado em que está o que já foi relva e agora é vegetação espontânea. 
Ando cá com uma ideia de pôr abóboras nessa parte do terreno. Dá flores para as abelhas, dá com que fazer umas boas sopinhas, e tem folhas enormes para cobrir aquela tragédia no jardim da frente. Digo que é permacultura, e pronto: na praceta da nossa aldeia não hão-de ter nada que dizer.  


Sem comentários: