04 março 2021

Berlinale 2021 - terceiro dia



Nesta Berlinale online, o que perco em qualidade e ambiente ganho em quantidade de filmes que posso ver, por não estar em filas nem andar a correr pela cidade para ir de um cinema para outro. Este ano dão-nos acesso não apenas aos filmes do festival em si, mas também a muitos do European Film Market. À conta disso, ontem vi o fascinante-extraordinário-fantástico-poético-etc. Josep - que já está numa plataforma online perto de si. 

Passei a manhã de lágrima ao canto do olho - primeiro por causa do Petite Maman, que está em competição, e depois por causa do It Was Spring, um documentário feito com testemunhos de italianos que filmaram cenas do seu lockdown de Março a Maio. 

De caminho, a dificuldade da escolha. Os problemas ambientais parecem ser de momento um tema importante no cinema russo (partilho o trailer de um que lamento não ter visto), as repúblicas bálticas estão a trabalhar o período soviético (vi dois desses), da Hungria veio um filme que - pelo pouco que vi - me pareceu muito bem feito sobre um caso real de prepotência da polícia política. E centenas de etc. 

Sem comentários: