22 setembro 2019

...e então veio a Greta




Greve pelo clima em Berlim, 20 de Setembro de 2019. Enquanto o governo trabalhava febrilmente para apresentar o "pacote do clima", o centro da cidade enchia-se de manifestantes e muitas ruas eram bloqueadas. A organização diz que havia cerca de 270.000 pessoas. 
Cerca de 270.001, diria eu, que também lá estive. E como custou a chegar! Os transportes públicos estavam a abarrotar de gente com cartazes, foi preciso deixar passar vários comboios até conseguir lugar num.

Tentei chegar à Porta de Brandeburgo, vindo da Potsdamer Platz, mas só consegui chegar ao fim do memorial do Holocausto. Desci pelo meio do Tiergarten, e só na terceira entrada consegui ir para o meio da 17 de Junho.

Um ambiente extraordinário, pessoas de todas as idades (desde os bebés em carrinhos ou ao colo dos pais até ao grupo de idosos muito bem instalado nas suas cadeiras). Havia grupos de infantários, que avançavam dentro de um espaço delimitado por cordas seguradas pelos educadores. Havia miúdos das escolas, havia jovens profissionais a fazer greve nesse dia, havia reformados com os netos. 

A criatividade dos cartazes impressionou-me. Para onde quer que olhasse, havia sempre algum realmente especial. Aqui deixo uma pequena amostra.

"Uma pessoa sozinha não pode mudar nada", dizia metade da Humanidade. E então veio a Greta!"



Grupo de alunos em frente à chancelaria.

 
Uma pequena parte dos manifestantes a avançar na direcção da Friedrichstrasse.





"O caso é realmente grave: o meu chefe mandou-me para a manifestação!"







































"Já era giro ter futuro"
"O que é que devo dizer aos meus filhos?"



"Passem para cá o nosso futuro! Salvem a terra!"








"O nosso futuro está a derreter!"


6 comentários:

Catarina disse...

Obrigada, Helena, por esta postagem. Sábia que esta manifestação tinha sido organizada, mas nem sei se apareceu nas notícias canadianas ou americanas. Gostei especialmente do cartaz que diz "Make Earth Cool Again".
Teria Trump compreendido a mensagem?!

if disse...

Obrigado, Helena. Soprou uma alegria.

Lucy disse...

isto vai lá! we hope...

calita disse...

Oh, os cartezes são realmente muito bons! Que maravilha!!!

Helena Araújo disse...

Catarina, penso que o Trump não compreende estas mensagens porque nem sequer as vê. :(

If, Lucy, Calita: o ambiente era extraordinário. O ar sério dos miúdos impressionou-me. Alguns cartazes feitos por eles eram de partir o coração.

maria disse...

A verdadeira dimensão das coisas!
Obrigada