24 junho 2018

"São João"


"São João" é a palavra do dia na Enciclopédia Ilustrada:



Em Nuremberga há um museu que é um autêntico filão de arte sacra da Idade Média. Encontrei lá este quadro, com cenas do quotidiano de Maria, pintado por volta de 1400. Nele se vê Isabel a dobar uma meada, enquanto a sua prima Maria fia, lê e toma conta do pequeno Jesus. O multi-tasking não corre muito bem à Nossa Senhora, porque Jesus está a fazer tratantadas ao seu priminho João e ela não repara. Ali mesmo a seus pés, semi-encoberto pelo livro de pia leitura na qual ela se concentra, Jesus tenta tirar ao primo a panela da papa. Este, pobrezinho, vira-se para Isabel e diz "mãe, olha o que o Jesus me está a fazer!" ("sich in muter ihesus tut mier"). E Maria ali ao lado, e nada. Por este andar ainda vai para santa padroeira da educação não autoritária, e os outros dois vão para santos, respectivamente #São_João e Santa Isabel.

Claro que a culpa é do livro na mão da mãe: as mulheres põem-se com modernices de armar em intelectuais, e deixam de cumprir bem os seus deveres. O resultado depois é uma criança desgovernada, que em adulto não consegue aceitar as coisas como elas são, nem obedecer à mais sagradas regras religiosas, nem nada, e que anda no mundo convencido que é o filho de Deus. Uma palmada na hora certa tinha resolvido muita coisa... 

Claro que um quadro destes quer dizer muito mais do que se vê, porque os artistas da Idade Média não davam ponto sem nó e ao pessoal desse tempo - gente que não tinha facebook nem tv (e nem Bruno de Carvalho) - sobrava tempo para ficar a matutar nas coisas. 

Agora a sério: o quadro alude ao fio da vida (simbolizado pelos trabalhos das mulheres) e a um debate fundamental do início do Cristianismo. Há cerca de dois mil anos não havia certezas sobre quem seria o Messias: Jesus ou João Baptista? Como entretanto é do conhecimento público, venceu a facção Jesus. Levaram eles a bicicleta ou - como está no quadro, a papa. Por isso é que no Vaticano se chama Papa àquele senhor famoso que anda vestido de - obviamente - branco. Que no Vaticano também não dão ponto sem nó (provavelmente também não têm facebook nem tv) (e esperemos que o Bruno, agora que está desempregado, não se lembre de ir para lá fazer estragos...) (assim seja).


Sem comentários: