29 novembro 2014

sol, mulheres bonitas e cavalos


Parece que o presidente da República Portuguesa foi ao Dubai fazer publicidade para o país do qual é o mais alto representante político, e convidou as pessoas a virem a Portugal. Terá dito que temos sol, mulheres bonitas e cavalos.
Se isto é verdade, não tem desculpa. Então já não nos bastam aqueles grunhos que fazem comentários sobre o nosso corpo quando nos vêem passar na rua, agora até o presidente da nossa República se permite em público essas voluptuosidades, que muitas de nós consideram ofensivas?!

Estava eu aqui posta em zanga, quando de repente me caiu a ficha: o Cavaco Silva estava a falar para pessoas de uma sociedade que se orienta pelos preceitos islâmicos, nos quais o pudor e o recato são valores femininos fundamentais, e compete aos homens de bem velar pela respeitabilidade e pela honra das mulheres em geral, e das da sua família em particular. A mulher até pode ser bonita, mas, se é uma mulher de respeito, esse assunto só deve ser da sua conta, e da conta da sua família. A rua não tem de saber, e muito menos de fazer comentários sobre o assunto.

Não vou discutir se está mal ou bem. Limito-me a constatar que é esta a moral das pessoas para quem Cavaco Silva falou no Dubai. Devem ter ficado com uma belíssima impressão deste nosso presidente da República...

(A foto foi encontrada num artigo alemão sobre o modo como os turistas se devem comportar no Dubai.)


ADENDA (1.12.2014): A SIC DESMENTIU A NOTÍCIA E PEDIU DESCULPAS:

 'a sic lamenta o mal entendido e apresenta desculpas públicas ao presidente e aos espectadores'O VÍDEO COM A GRAVAÇÃO COMPLETA DO DISCURSO está disponível na página da Presidência da República (AQUI). A referência às paisagens bonitas (e não às mulheres bonitas) e aos cavalos vem mesmo no fim.

Moral da história: não esquecer nunca o aviso importante contido na ironia da formulação: "apesar de vir nos jornais, estou em crer que desta vez é verdade..."


Sem comentários: