12 novembro 2014

12.11.1989 - concerto com Barenboim na Filarmonia de Berlim



Poucas horas depois da abertura do muro, Daniel Barenboim convidou os cidadãos da RDA para um concerto gratuito na Filarmonia, que teve lugar no dia 12 de Novembro. A sala encheu-se de gente e de tudo para lá de todos os limites.

Este vídeo junta imagens de arquivo da história do muro a imagens desse concerto. E não sei o que me comove mais: se as pessoas a acenar para além do muro, se as lágrimas desses valentes que tiveram a coragem de se erguer contra um regime totalitário.

***

A pedidos, aqui vai a tradução do que eles dizem:

0:00 - Senhor em frente à Filarmonia: "Estes são os dias mais felizes da minha vida. Sabe, o máximo que se pode apanhar num país civilizado é 25 anos - e nós tivemos 28. Nem posso acreditar. E hoje, este concerto com Barenboim. Nunca ouvi Beethoven assim. Não posso mais."

03:42: Willy Brandt: "Berlim quer mais que palavras, Berlim quer acção política. Nesta hora, os nossos compatriotas estão a olhar para nós. Sabemos que só os tanques os impedem de mostrar livremente a sua indignação. Eles perguntam se nós desistimos deles. É esta a nossa resposta: Não! Nunca!"


Sem comentários: