14 março 2012

Sarkozy e Schengen








(fonte das fotografias anteriores: aqui - com um texto interessante sobre o modo como o UDC joga com o medo, e as respostas que estes posters suscitaram)



Em 2009 a Suíça fez um referendo para decidir a entrada no espaço de Schengen. Se bem percebi, a vontade de muitos suíços era não entrar, para não terem "hordas" de romenos e búlgaros a invadir o seu país (isto sou eu a tentar evitar usar a palavra "cigano"). Mas as vantagens económicas acabaram por falar mais alto: os parceiros comerciais europeus fizeram saber que ou Schengen, ou anulavam os acordos bilaterais já realizados.

Ironicamente, parece que um dos países que na altura pressionou a Suíça está agora, apenas três anos passados, a querer mudar de vida e a rever a sua posição. Eu bem desconfio que a História anda em círculos. Será preciso reinventar a roda? Ou bastará enviar ao Sarkozy o discurso que o presidente da Confederação Suíça fez ao país a propósito desse tema? Está aqui, escrito num francês simples que qualquer filho de emigrante na França compreende.

(E coitadinha da Angela Merkel: quando pela Europa vai uma onda de protestos devido às afirmações do Sarkozy, ela, que apoia a sua candidatura, remete-se a um triste "no comments"...)

Sem comentários: